Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Em discurso com fake news, Trump tenta colocar brancos contra Biden

Em East Palestine, o ex-presidente dos Estados Unidos compara acidente ambiental a desastre de Chernobyl e diz que Biden não os ajuda por serem brancos

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 02/03/2023, às 13h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donald Trump em discurso em East Palestine - Getty Images
Donald Trump em discurso em East Palestine - Getty Images

Nos Estados Unidos, uma notícia falsa vem circulando entre conspiracionistas de direita. Ela diz que Joe Biden, atual presidente do país, deixou a cidade de East Palestine lidando sozinha, sem qualquer apoio, com um recente acidente ambiental, em que um trem vazou cloreto de vinila, um gás incolor inflamável e cancerígeno, utilizado na fabricação de plásticos, no dia 3 de fevereiro.

A notícia falsa ainda defende, também, que o acidente é comparável ao desastre ocorrido em 1986 em Chernobyl, e que Bidendesprezaria a população de East Palestine, em Ohio, porque ela é majoritariamente branca. Logo, pensando nas eleições presidenciais de 2024, o ex-presidente Donald Trump, que se elegeu em 2016 com grande ajuda de fake news, aproveitou da teoria para colocar, com discurso, os eleitores locais contra Biden que, segundo o UOL, até hoje não visitou o local.

Além do mais, os conspiracionistas também afirmam que uma outra prova do desprezo de Biden pela região é o fato de ele ter desviado a atenção das grandes mídias do acidente criando outros eventos mais chamativos, como o abatimento de OVNIs (Objetos Voadores Não-Identificados) e uma visita à Ucrânia, que vem sofrendo há um ano com a invasão russa em seu território.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em discurso na cidade de East Palestine
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em discurso na cidade de East Palestine / Crédito: Getty Images

Charlie Kirk, um ativista de direita que chegou a organizar um evento com o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro no começo de fevereiro, chegou a dizer que inação de Biden se trata de uma "guerra contra o povo branco".

Trump, que fez uma viagem com ares de visita oficial à cidade, afirmou, sem desmentir as notícias falsas, que "a bondade e perseverança" da população de East Palestine "foram recebidas com indiferença e traição". Além do mais, ironizou Biden, quando disse que esperava que ele ainda tivesse "algum dinheiro sobrando" para ajudar a cidade de Ohio, depois da viagem à Ucrânia. E, com isso, a base eleitoral de Trump fica mais forte em uma das mais de 30 mil cidades dos Estados Unidos.

Acidente com trem

O trem que continha os produtos químicos responsáveis pela contaminação da região descarrilou depois que um eixo da locomotiva quebrou, enquanto passava por East Palestine, rumo à Illinois. Com isso, cloreto de vinila foi derramado na região, causando um desastre ambiental que, embora tivesse sido comparado com o de Chernobyl, não chega nem perto de tais proporções.

Registros de área afetada após o acidente tóxico em Ohio
Registros de área afetada após o acidente tóxico em Ohio / Crédito: Getty Images

O vazamento em questão contaminou aproximadamente 12 quilômetros de um rio, e matou cerca de 3.500 peixes em um período de apenas seis dias, de acordo com o UOL. Além do solo e da água contaminados, ainda foi informado que a substância tóxica pode penetrar nas paredes das casas, e se inalado pode causar dores de cabeça, sono, tontura e, a longo prazo, até mesmo câncer.

Apesar disso, a Agência de Proteção Ambiental já garantiu não haver mais níveis preocupantes do gás no ar da cidade, e que a água potável não chegou nem mesmo a ser contaminada. Porém, "ainda existem muitas incógnitas", segundo Donald Holmstrom, ex-diretor do Conselho de Investigação de Riscos e Segurança Química dos EUA em fala ao The New York Times.