Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

O que se sabe sobre o enterro de navio pré-Era Viking encontrado na Noruega

O achado arqueológico revela detalhes interessantes sobre a história deste costume funerário de teor místico; saiba mais!

Redação Publicado em 29/12/2023, às 14h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando local onde está a embarcação, e pedaço de equipamento dela - Divulgação/ Geir Grønnesby
Montagem mostrando local onde está a embarcação, e pedaço de equipamento dela - Divulgação/ Geir Grønnesby

Em Leka, uma comunidade localizada na costa da Noruega, um time de pesquisadores descobriu um incrível enterro de navio que remonta a 1.300 anos atrás, portanto vindo antes da Era Viking. 

No passado, a população que vivia na região enterrava seus entes queridos junto de navios por acreditarem que a presença das embarcações ajudaria o falecido a chegar "ao outro lado" de forma segura.

O achado arqueológico recente, porém, revela que esse costume é muito mais antigo do que pensado anteriormente. "Esta datação é realmente emocionante porque faz toda a tradição de sepultamento de navios recuar bastante no tempo", explicou Geir Grønnesby, arqueólogo envolvido na descoberta. 

O navio, vale mencionar, ainda não foi escavado. Ele está enterrado em uma colina, com sua escavação estando prevista para o verão do ano que vem, que no Hemistério Norte ocorre entre junho e setembro. 

Mais detalhes

O achado fornece evidências de que a população que habitava Leka há 1.300 anos era composta por "marinheiros qualificados", conforme informações repercutidas pelo Smithsonian Magazine. 

Com sua exploração mais aprofundada em 2024, os pesquisadores esperam poder descobrir mais detalhes sobre essa sociedade pré-Viking e suas complexas tradições funerárias envolvendo embarcações.