Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dom Pedro II

Empresa de transporte desenvolvida por Dom Pedro II será privatizada em Porto Alegre

A viação Carris, criada em 1872 pelo então Imperador Dom Pedro II, é responsável por 22% da frota de ônibus da capital gaúcha

Redação Publicado em 26/07/2023, às 17h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de um dos ônibus da viação Carris - Reprodução/Prefeitura de Porto Alegre
Imagem de um dos ônibus da viação Carris - Reprodução/Prefeitura de Porto Alegre

Nesta terça-feira, 25, a Prefeitura de Porto Alegre afirmou em um edital que irá privatizar uma das empresas responsáveis pelo transporte público da capital. A Carris, companhia que coordena 22% da frota de ônibus da cidade, foi desenvolvida em 1872, por Dom Pedro II. 

Considerada a empresa de transporte coletivo mais antiga do Brasil, a Carris iniciou sua atuação na capital gaúcha por meio de bondes arrastados por mulas. A prefeitura, que possui monopólio de 99,9% da companhia, esclareceu que a proposta mínima será de R$ 109 milhões. 

Privatização

A venda da Carris para o serviço privado será feita até o começo de 2024, e assim, todos os bens, como veículos, lotes e ações, serão desestatizados. A companhia, que opera 20 linhas, será privatizada por 20 anos, mas a prefeitura garante que a venda não irá alterar o preço da passagem, que se manteve em R$ 4,80 desde 2021.

O encontro público, que visa receber propostas de compradores interessados, será no dia 2 de outubro. Lembrando que a venda da empresa de transportes fez parte das propostas de campanha do Sebastião Melo, atual prefeito de Porto Alegre. Melo afirmou que o valor desembolsado para manter a qualidade da viação, 20% a mais do que qualquer outra linha, foi o que acarretou a decisão.

A qualificação do transporte coletivo é um desafio que enfrentamos desde o início da gestão. Melhorar o sistema, manter a passagem sem aumento e ampliar a cobertura do serviço são prioridades. E a desestatização da Carris é um compromisso assumido desde a eleição, e faz parte desse esforço maior de entregar uma mobilidade mais eficiente”, esclareceu o prefeito.