Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mickey

Empresa toma decisão após jogo de terror do Mickey ser associado ao neonazismo

Um dia após a antiga versão do Mickey entrar em domínio público, jogo de terror do personagem foi anunciado e causou polêmica; empresa se pronunciou

Redação Publicado em 02/01/2024, às 20h04 - Atualizado em 07/01/2024, às 11h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de 'Infestation: Origns' - Divulgação/Nightmare Forge Games
Imagem de 'Infestation: Origns' - Divulgação/Nightmare Forge Games

Um dia após a antiga versão do personagem Mickey Mouse, simbolo da Walt Disney Studios, entrar em domínio público, foram anunciados filmes de terror e até mesmo um jogo baseado na versão do personagem apresentado em 'O Vapor Willie' ('Steamboat Willie') de 1928. No entanto, foi o anúncio do jogo que fez o personagem cair em polêmica nas redes sociais.

Em 'Infestation 88', jogo de sobrevivência da Nightmare Forge Games, os jogadores são inseridos num ambiente para encarar infestações e encontram uma versão assustadora do Mickey Mouse. No entanto, o nome do jogo foi associado ao neonazismo por internautas. Segundo repercutido pelo IGN internacional, o número 88 é utilizado como código por neonazistas.

Isso porque o número 8 compreende a oitava letra presente no alfabeto, assim '88' faz referência a infame saudação nazista "Heil Hitler". Além disso, o fato de o nome do jogo ser 'infestação' fez com que internautas encontrassem uma semelhança com a perseguição e o extermínio de judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Outro apontamento feito, é que os jogadores podem utilizar o gás como tática em 'Infestation 88'.

Com a repercussão nas redes sociais, um porta-voz do desenvolvedor da Nightmare Forge Games se pronunciou durante comunicado ao portal Kotaku, sem revelar a identidade. Ele explicou que o jogo se passa na década de 1980, assim o ano de 1988 foi escolhido, justificando o título 'Infestation 88'.

“Nosso jogo se passa na década de 1980, com o ano de 1988 sendo escolhido simplesmente por seu design simétrico na arte do jogo”, explicou. “Portanto, o 88 representa estritamente o ano de 1988; estamos em processo de revisão desta arte para esclarecer a abreviatura, conforme mostrado na imagem abaixo. Caso ainda haja dúvidas, estamos abertos a alterar o nome do jogo."

Empresa toma decisão

Depois, numa decisão da Nightmare Forge Games, o jogo foi renomeado para 'Infestation: Origns'. Em comunicado enviado ao IGN internacional, a empresa explicou que não sabia da associação do número 88 com o neonazismo, entretanto, tomou a decisão de alterar o nome do jogo após o apontamento feito por internautas.

"Infelizmente, no momento do seu anúncio, não tínhamos conhecimento de quaisquer significados adicionais que o número ‘88’ tivesse. Através do feedback da comunidade, aprendemos que sim e, portanto, mudamos esse nome o mais rápido possível".

A companhia também enfatizou que se posiciona fortemente contra o nazismo e ódio.  "Queremos pedir desculpas por nossa ignorância sobre este assunto e agradecemos que ele tenha sido trazido à nossa atenção para que pudéssemos abordá-lo. Não há uso intencional de simbolismo nazista em nosso jogo ou estúdio, e continuaremos a abordar quaisquer preocupações que surgirem. Nós nos posicionamos fortemente contra o nazismo e o ódio sob qualquer forma", explica a nota.