Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Antiguidade

Engenheiros descobrem 26 esqueletos sacrificados durante ritual há 3 mil anos na Inglaterra

Um dos indivíduos foi encontrado com os pés decepados e os braços amarrados atrás da cabeça

Letícia Yazbek Publicado em 16/04/2019, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação
Divulgação

A companhia de serviços públicos Thames Water, da Inglaterra, divulgou um comunicado declarando que, enquanto cavavam poços para construir novos dutos de água, engenheiros da empresa encontraram 26 esqueletos humanos, em Oxfordshire.

Segundo especialistas do projeto Cotswold Archeology, alguns dos esqueletos têm quase 3.000 anos de idade. Eles datam da Idade do Ferro, que durou aproximadamente de 1200 a.C. a 1000 d.C..

Local da escavação, em Oxfordshire, Inglaterra / Divulgação

Alguns esqueletos foram enterrados de forma que sugerem um ritual de sacrifício – eles mostram semelhanças com outras descobertas nas proximidades, também datadas da Idade do Ferro. O esqueleto de uma mulher, por exemplo, foi encontrado com os pés decepados e os braços amarrados atrás da cabeça. Outra pessoa teve o crânio colocado aos pés.

Além dos restos mortais, os engenheiros também encontraram no local uma série de artefatos, como ferramentas, objetos de cerâmica, carcaças de animais e um pente decorativo.

Um dos esqueletos encontrados / Divulgação

De acordo com Paolo Guarino, líder da Cotswold Archeology, essas descobertas oferecem uma possibilidade única de descobrir como essas comunidades viviam. “Os resultados da análise dos artefatos, ossos de animais, esqueletos humanos e amostras de solo nos ajudarão a acrescentar algumas informações importantes à história das comunidades que ocuparam essas terras há tantos anos”.