Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Entenda o que é a Lua Azul, fenômeno que chamará atenção no domingo (22)

Mesmo sem a alteração de cor, a chamada 'Blue Moon' relaciona as fases da lua com as estações do ano. Confira!

Luíza Feniar Migliosi sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 20/08/2021, às 10h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lua Azul acontece neste domingo - Getty Images
Lua Azul acontece neste domingo - Getty Images

A lua cheia preenche todos os requisitos para ser chamada de Lua Azul - Blue Moon, em inglês – neste domingo, 22, segundo o portal G1. Apesar da cor ser a mesma, o termo é usado quando o satélite entra pela segunda vez no mesmo mês na fase cheia. A última vez que isso aconteceu foi em 31 de outubro de 2020, de acordo com a revista americana especializada Sky & Telescope.

No entanto, essa definição não é a original para o ocorrido. Segundo a revista, surgiu em 1930 para se referir à terceira lua cheia de uma mesma estação do ano, que é o caso da Lua Azul deste final de semana. A primeira lua cheia deste inverno aconteceu em 24 de junho, a segunda, em 23 de julho. A terceira acontece no domingo, 22 de agosto.

A mudança na definição do fenômeno aconteceu em 1946, de acordo com a revista, quando o "o astrônomo amador e colaborador frequente do Sky & Telescope James Hugh Pruett (1886–1955) interpretou incorretamente a descrição da revista".

Porém, a alteração de cor não ocorre, já que, para isso, situações muito raras precisam interferir, como erupções vulcânicas ou incêndios florestais que enviam grande quantidade de fumaça e poeira fina para atmosfera, alterando a tonalidade da luz refletida pela Lua.