Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Entenda por que o cineasta Guillermo del Toro não usa armas reais em set

A morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins durante as filmagens de ‘Rust’, em outubro de 2021, vem alimentando debates sobre o uso do equipamento

Isabela Barreiros Publicado em 24/01/2022, às 08h00 - Atualizado às 10h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O diretor Guillermo del Toro no Oscar de 2018 - Getty Images
O diretor Guillermo del Toro no Oscar de 2018 - Getty Images

O cineasta Guillermo del Toro, mais conhecido por ter dirigido ‘O Labirinto do Fauno' (2006), entre outras obras, explicou recentemente os motivos pelos quais não utiliza armas reais nos sets de filmagem e o porquê de ser contra o uso do equipamento.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o diretor contou que não usa armas reais enquanto filma seus longas-metragens “desde 2007 ou 2008” e que defende o abandono da prática especialmente por questões técnicas.

As declarações sobre o uso de armas verdadeiras em set foram feitas em um bate-papo com os atores Jane Campion, Pedro Almodóvar, Kenneth Branagh, Asghar Farhadi e Reinaldo Marcus Green.

“Começou com ‘The Devil's Backbone’, eles nos desautorizaram filmar em Segóvia, [na Espanha]. Fomos proibidos de atirar em uma floresta porque a ignição poderia iniciar um incêndio,” relembrou Del Toro.

Ele continuou: “Toda a parafernália que vem com [as armas], você tem que colocar vidro Mylar na frente da câmera, todos devem deixar a equipe de filmagem, necessitam de proteção, tem um procedimento completo. E do ponto de vista prático, da segurança, não há razão para fazer isso.”

O diretor vencedor do Oscar disse que, depois de ver o resultado de ‘The Devil's Backbone’, questionou se tudo aquilo era realmente necessário. Também comentou sobre o gerenciamento de grandes equipes e a difícil relação com acidentes.

“Acidentes acontecem, tive eles nos meus sets. Se eles ocorrem devido a três, quatro fatores imprevisíveis, é um cenário. Mas se acontecem por uma ou duas condições que poderiam ser evitadas, isso pesa muito”, afirmou.

O debate sobre a segurança das equipes de filmagens e da necessidade do uso de armas verdadeiras em set vem sendo alimentado após a morte da diretora de fotografiaHalyna Hutchins, no set de ‘Rust’, em outubro de 2021.