Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nasa

Equipamento com voo mais longo feito em Marte é ‘aposentado’ pela Nasa

O mini helicóptero Ingenuity chegou a entrar para o Guinness World Records por ter realizado o voo controlado mais longo no Planeta Vermelho

Isabelly de Lima Publicado em 31/01/2024, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mini-helicóptero que foi "aposentado" pela Nasa - Reprodução / NASA
Mini-helicóptero que foi "aposentado" pela Nasa - Reprodução / NASA

A Nasa anunciou oficialmente a aposentadoria do mini helicóptero Ingenuity, após enfrentar falhas decorrentes de um pouso de emergência em Marte. Este pequeno explorador espacial conquistou um lugar no Guinness World Records, registrando o voo mais longo já realizado na superfície do Planeta Vermelho.

A missão, na qual o Ingenuity desempenhou um papel crucial, estendeu-se por mais de três anos, marcando um marco significativo na exploração marciana. Seu principal feito, e talvez o mais notável, foi se tornar o primeiro veículo fabricado pela humanidade a realizar um voo motorizado e controlado em outro planeta.

Este notável helicóptero voou mais alto e mais longe do que alguma vez imaginamos e ajudou a Nasa a fazer o que fazemos melhor - tornar possível o impossível", comentou o administrador da agência espacial estadunidense, Bill Nelson.

Dados valiosos

O Ingenuity superou expectativas, desbravando os céus marcianos e fornecendo dados valiosos para os cientistas da Terra. Seu recorde no Guinness World Records é um testemunho do avanço da exploração espacial e da capacidade humana de inovar, mesmo em ambientes extraterrestres desafiadores.

A aposentadoria do Ingenuity marca o fim de uma era, mas seu legado como pioneiro em voos interplanetários continuará a inspirar futuras missões e descobertas em nosso sistema solar e além, de acordo com o portal Cultura.