Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vulcão Monte Semeru

Erupção de vulcão faz Indonésia entrar em alerta máximo

Monte Semeru entrou em erupção no último domingo, 4

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 05/12/2022, às 14h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto do vulcão Monte Semeru - Domínio Público via Wikimedia Commons
Foto do vulcão Monte Semeru - Domínio Público via Wikimedia Commons

No último domingo, 4, entrou em erupção o vulcão Monte Semeru, o mais alto da Ilha de Java, na Indonésia. Por conta disso, cerca de 2 mil pessoas precisaram se deslocar, visto que o alerta de risco foi classificado como nível 5, ou seja, “cuidado”, pelo Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos (PVMBG).

Conforme noticiado pelo portal da Band, as autoridades indonésias emitiram um comunicado recomendando que a população se mantenha em uma distância segura de 500 metros dos rios.

Além disso, elas também devem evitar realizar atividades em um raio de, ao menos, cinco quilômetros da cratera/topo do Monte Semeru. As precauções se dão pelo fato de existir risco do vulcão atirar pedras.  

Fotografia do vulcão Monte Semeru, que entrou em erupção
Fotografia do vulcão Monte Semeru, que entrou em erupção recentemente / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Vítimas

Por fim, o último balanço emitido pelo governo local não registrava nenhuma morte ou vítimas feridas por conta do vulcão. Mesmo assim, grupos de resgate continuam nas imediações para auxiliar nas buscas e evacuação das pessoas.