Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Erupção Merapi

Erupção Merapi: 11 alpinistas morreram e 12 continuam desaparecidos

Vulcão Merapi, no oeste da Indonésia, entrou em erupção no último domingo, 3; na ocasião, 75 alpinistas estavam no local

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 04/12/2023, às 10h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Erupção do Merapi em abril de 2021 - Getty Images
Erupção do Merapi em abril de 2021 - Getty Images

No último domingo, 3, o vulcão Marapi, na região oeste da Indonésia, entrou em erupção — formando uma coluna de cinzas de três quilômetros de altura. Na ocasião, 75 pessoas estavam no local, sendo que 26 delas não foram resgatadas a tempo. 

+ Indonésia: Vulcão lança cinzas a 3 km de altura após entrar em erupção

Segundo informado pelo diretor da Agência de Busca e Resgate de Padang, Abdul Malik, 12 pessoas continuam desaparecidas e outras 11 morreram com a erupção do monte de 2.891 metros de altura. 

Encontramos 14 pessoas, três com vida e 11 foram encontradas mortas", relatou Malik

O diretor ainda apontou que os três sobreviventes foram encontrados perto da cratera "em estado debilitado, alguns com queimaduras." Doze alpinistas continuam desaparecidos e, entre os 49 que conseguiram escapar a tempo, algumas pessoas estão hospitalizadas. 

Operação de resgate

De acordo com a agência de conservação ambiental de Sumatra Ocidental, conforme repercutido pelo UOL, as equipes de busca e resgate trabalharam durante a noite na esperança de ajudar os montanhistas. 

Entretanto, Malik informou que a erupção, que ainda segue ativa, impede que a força-tarefa ganhe a ajuda de helicópteros. "Durante a manhã, ainda saía fumaça do cume".