Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Indonésia

Indonésia: Vulcão lança cinzas a 3 km de altura após entrar em erupção

Segundo autoridades, o vulcão, que está em erupção, se encontra no terceiro nível de alerta em uma escala que vai até quatro

Redação Publicado em 03/12/2023, às 12h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O vulcão em questão em erupção - Reprodução/Vídeo/Redes Sociais/X/@viccedasmir
O vulcão em questão em erupção - Reprodução/Vídeo/Redes Sociais/X/@viccedasmir

Neste domingo, 3, um vulcão entrou em erupção no oeste da Indonésia, lançando cinzas que chegam a três quilômetros de altura, conforme informaram autoridades do país. Alguns alpinistas, que se encontravam nos arredores da montanha, foram retirados às pressas do local. 

Localizado na ilha de Sumatra, o Monte Marapi entrou em erupção no início da tarde no horário local, às 14h54. Até o momento, autoridades locais informaram que não se sabe sobre o paradeiro de 42 alpinistas. Não há registros ainda de danos de grandes proporções ou vítimas.  

Dian Indriati, chefe interino da agência de conservação de recursos naturais de Sumatra, disse:

A agência está conduzindo a evacuação da área. Vinte e oito pessoas já foram retiradas, e esforços estão sendo feitos para retirar o resto. Felizmente, estão em segurança".

Segundo repercutiu o jornal O Globo, as cinzas da erupção em curso foram vistas, conforme Hendra Gunawan, chefe do Centro Indonésio de Vulcanologia e Riscos Geológicos, até três mil metros acima do seu cume.

Outros detalhes 

Com 2.891 metros de altura, o Monte Marapi, que tem em seu nome o significado de “montanha de fogo”, é o vulcão mais ativo de Sumatra. Além disso, atualmente, o vulcão se encontra no terceiro nível de alerta em uma escala que vai até quatro, conforme autoridades apontaram.