Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Indonésia

Escola causa polêmica ao raspar cabeça de alunas por uso incorreto de véu

Caso ocorreu na Indonésia e mobilizou comoção da comunidade local

Redação Publicado em 28/08/2023, às 14h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem poética de garota usando hijab - Pexels, via Pixabay
Imagem poética de garota usando hijab - Pexels, via Pixabay

Um incidente chocante ocorreu em uma escola na Indonésia, onde um professor da escola de ensino médio SMPN 1, na cidade de Lamongan, na província de Java Oriental, tomou medidas drásticas contra estudantes muçulmanas acusadas de utilizarem seus véus islâmicos de maneira incorreta.

De acordo com relatos do diretor da instituição, cerca de dez alunas tiveram seus cabelosparcialmente raspados pelo professor como punição. O hijab, tradicional véu islâmico, faz parte do uniforme do ensino público em algumas regiões conservadoras da Indonésia, o arquipélago com a maior população muçulmana do mundo.

O professor, cuja identidade foi mantida em sigilo pela escola, repreendeu 14 estudantes, alegando que o uso de seus véus não estava de acordo com as normas. Parte dos cabelos das alunas foi raspada como parte do castigo, gerando revolta e indignação entre as famílias das estudantes.

Não é obrigatório que as alunas usem o hijab, mas foi aconselhado que usassem bonés para uma aparência adequada", disse o diretor à AFP, via UOL.

Pedido de desculpas

Após a comoção causada pelo incidente, a escola emitiu um pedido de desculpas às famílias das alunas afetadas.

O professor responsável pela ação disciplinar foi suspenso e a escola está comprometida em fornecer apoio psicológico às alunas impactadas. Andreas Harsono, representante da ONG Human Rights Watch na Indonésia, classificou o incidente como "provavelmente o pior caso de intimidação visto na Indonésia", levantando questões sobre as práticas disciplinares nas escolas do país.