Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Escolas russas transmitirão filmes de guerra para doutrinar alunos

Medida faz parte de lei sancionada por Putin a qual cria um projeto patriótico para crianças nas escolas

Redação Publicado em 18/07/2022, às 13h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladimir Putin - Getty Images
Vladimir Putin - Getty Images

Escolas russas deverão passar filmes de guerra e ensinar conteúdos relacionados à temática para seus alunos depois que Vladimir Putin sancionou uma nova lei que visa promover o "patriotismo" entre os mais jovens. Os filmes, que contam com imagens da ocupação da Crimeia, serão apresentados a crianças a partir dos seis anos de idade.

De acordo com documentos obtidos pelo The New York Times, instituições de ensino de toda a Rússia estão sendo instruídas a mostrar reportagens ocidentais a seus alunos a fim de criticar perspectivas contrárias à russa na guerra contra a Ucrânia.

As novas diretrizes também determinam que os professores apontem discursos do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, como exemplos de "falsificações" que podem ser disseminadas na sociedade russa.

Doutrinação

Conforme informações do UOL, a intenção, segundo o texto da lei, é "criar uma política unificada para a educação de crianças e jovens, em instituições educativas, sistematizar o trabalho de todas as organizações, comunidades e clubes infantis, ampliar os seus resultados, consolidar e intensificar o apoio aos menores”.

Mas o plano não para por aí: também as aulas de história deverão contar com novos tópicos, tais como "renascimento da Rússia como potência no século 21", "reunificação com a Crimeia" e "operação militar especial na Ucrânia”.