Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arquelogia

Esconderijo de moedas de 2 mil anos pode ter sido usado por soldados romanos

2.733 moedas foram encontradas em campo galês em 2018; esconderijo pode ter sido usado por soldados como oferenda

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 26/10/2023, às 13h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esconderijo de moedas de 2 mil anos - Museu do País de Gales
Esconderijo de moedas de 2 mil anos - Museu do País de Gales

Em dezembro de 2018, David Moss e Tom Taylor encontraram um esconderijo de moedas enterrado enquanto faziam uma caça com um detector de metais em um campo da comunidade de Caerhun, na cidade de Conwy, no norte do País de Gales.

Acontece que as moedas possuem mais de 2 mil anos e podem ter sido escondidas por soldados romanos que atuavam no próximo forte de Canovium. Conforme publicado pelo NY Post na última quarta-feira, 25, os achados romanos de prata e moedas de liga de cobre foram oficialmente declarados tesouro após uma escavação e identificação feita pelo Amgueddfa Cymru (Museu do País de Gales).

Alguma das moedas encontradas/ Crédito: Museu do País de Gales

"As pessoas não percebem a quantidade de trabalho que acontece nos bastidores do museu nacional, desde a escavação das moedas até o cuidado delas e sua identificação, para que possam ser consideradas um tesouro", disse Moss em um comunicado do museu.

É um processo enorme poder ver o trabalho se desenrolar", acrescentou. "Estar envolvido em primeira mão como descobridores é uma experiência incrível."

Ao todo, 2.733 moedas foram encontradas. Cunhadas em meados do ano de 32, elas provavelmente foram enterradas entre os anos 220 e 270. Os achados foram declarados tesouro no início deste mês por Kate Robertson, legista assistente do Norte de Gales.

A descoberta

O USA Today aponta que Moss e Taylor estavam se preparando para encerrar as atividades naquele dia chuvoso quando fizeram a descoberta — pela qual eles ficaram impressionados. "Estava chovendo muito, então dei uma olhada em Tom e atravessei o campo em direção a ele para dizer-lhe para encerrar o dia da detecção", recordou Moss.

"Quando, de repente, encontrei acidentalmente um objeto profundo emitindo um sinal", prosseguiu. "Foi uma grande surpresa quando cavei e acabei revelando o topo do recipiente que continha as moedas."

David e Tom retiraram as duas coleções, as embrulharam em bandagens e as levaram para identificação — que foi feita pela Dra. Susie White, Oficial de Descobertas do Esquema de Antiguidades Portáteis no País de Gales.

Os pesquisadores realizaram tomografias computadorizadas, tiraram fotos e modelaram as moedas em 3D para ter uma ideia melhor de como elas eram e de suas origens. Eles concluíram que o esconderijo maior foi enterrado por volta do ano 270 e o menor em 220.

O museu explicou que, muito provavelmente, as moedas foram enterradas como uma oferenda a uma divindade — visto que existe um templo próximo ao local que remonta ao século III. As moedas podem ter pertencido a soldados romanos que estavam abrigados no forte Canovium; pertencente a província romana da Britânia.