Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rei da Babilônia

Escultura de 2,5 mil anos do último rei da Babilônia foi encontrada por arqueólogos

A escultura do último rei da Babilônia foi encontrada na Arábia Saudita

Luisa Alves, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 22/10/2022, às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem das marcas encontradas na pedra de basalto - Reprodução / Saudi Ministry of Culture
Imagem das marcas encontradas na pedra de basalto - Reprodução / Saudi Ministry of Culture

Uma escultura rupestre do último rei da Babilônia foi descoberta por arqueólogos na Arábia Saudita. De acordo com um relato do Arab News, a escultura remonta do século VI a. C.

A escultura encontrada é do último rei da Babilônia, Nabonido. Como repercutido pela MSN, segundo a declaração, a escultura contém 26 linhas de escrita cuneiforme, sendo a inscrição cuneiforme mais longa descoberta na Arábia Saudita até hoje. 

Em uma pedra de basalto na província de Al-Hadeed, na região de Hail, no norte do país, os pesquisadores da Comissão Saudita de Turismo e Patrimônio Nacional localizaram a inscrição de 2.250 anos.

Significado das imagens

Essa descoberta pode fornecer importantes informações sobre a história da Península Arábica e os laços de seus antigos moradores com a vizinha Mesopotâmia. Na gravura, está o rei babilônico de pé com um cetro em sua mão e quatro símbolos: uma lua crescente, um sol, uma cobra e uma flor.

Os estudiosos ainda estão comparando a escultura com outras semelhantes para determinar seu verdadeiro significado. A suspeita é de que elas tenham um significado religioso, mas eles ainda não possuem nenhuma conclusão.

Essa possibilidade tem relação com o fato de que as marcas podem estar ligadas à divindade do panteão mesopotâmico, como informado pela History Blog. Elas podem representar a estrela de Ishtar, o disco alado do deus sol Shamash e o crescente da divindade lunar Sin.

A inscrição foi encontrada na cidade de Al Hait, que nos tempos antigos era conhecida como Fadak. Segundo a Live Science, o local abriga as ruínas de fortalezas, arte rupestre e instalações aquáticas.