Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espada

Espada mais cara do mundo é vendida em leilão por 86 milhões na Inglaterra

A espada pertenceu ao sultão indiano Tipu, que reinou até o final do século 18

Isabelly de Lima, sob supervisão de Ingredi Brunatto Publicado em 25/05/2023, às 14h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espada vendida por 89 milhões - Reprodução / Casa de leilões Bonhams
Espada vendida por 89 milhões - Reprodução / Casa de leilões Bonhams

Em um leilão histórico que agitou o mundo dos colecionadores, uma espada do século 18 foi vendida por um valor impressionante de R$ 86 milhões, se tornando a espada mais cara já vendida até hoje. O evento ocorreu na prestigiada casa de leilões Bonhams, na cidade de Londres, Inglaterra.

O leilão aconteceu na última terça-feira, 23, e resultou em um lance vencedor de 14 milhões de euros pelo item, que foi encontrado nos aposentos do sultão Tipu após a batalha que derrubou sua fortaleza real em 1799, em Seringapatam, na Índia. A espada em questão, uma relíquia datada do século 18, foi habilmente forjada por um dos mais renomados artesãos da época, cujo nome permanece em sigilo.

Os lances acirrados iniciaram-se assim que a lâmina foi apresentada ao público. Três interessados rapidamente perceberam o valor histórico e estético da peça, e começaram a propor valores cada vez mais altos. Após uma intensa disputa, o martelo foi batido, consagrando um comprador anônimo como o novo proprietário da valiosa espada.

O valor final superou muito as expectativas iniciais dos organizadores do leilão, que eram de £1,5 milhão a £2 milhões (cerca de R$ 9 a 12 milhões), de acordo com a Galileu.

Item valioso

Oliver White, chefe de arte islâmica e indiana da Bonhams, contou em um comunicado publicado antes da venda que o objeto é a maior de todas as armas ligadas ao sultão Tipu a estarem em mãos privadas:

Sua estreita associação pessoal com o sultão, sua impecável proveniência rastreável até o dia em que foi capturada, e o excelente trabalho artesanal que entrou em sua fabricação a torna única e altamente desejável". 

A casa de leilões relata que, durante o século 18, quando o reino do renomado sultão foi derrotado pelos britânicos, diversas armas foram retiradas de seu palácio. No entanto, poucas possuem uma conexão tão íntima e significativa com o governante como a espada recentemente leiloada.

A lâmina delicada apresenta, em seu metal, uma inscrição que a identifica como "A Espada do Governante" e o punho é adornado com uma caligrafia em ouro, que descreve as cinco qualidades de Deus e traz duas invocações que reverenciam o nome divino.