Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Estados Unidos ‘discordam’ de fala de Lula sobre Israel e o Holocausto

A fala do presidente Lula, onde ele compara as ações de Israel com o Holocausto, repercutiram no mundo todo, inclusive nos Estados Unidos

Redação Publicado em 20/02/2024, às 19h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os presidentes Lula e Biden, respectivamente - Getty Images
Os presidentes Lula e Biden, respectivamente - Getty Images

Nesta terça-feira, 20, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, afirmou que o governo americano “discorda” do posicionamento do presidente Lula (PT) sobre Israel. No domingo, 18, o petista comparou os ataques israelenses na Palestina ao Holocausto. 

Em seu depoimento, Miller disse que o governo “obviamente” discorda da declaração. “Fomos bastante claros que não acreditamos que um genocídio ocorreu em Gaza. Queremos ver o conflito encerrado quando for possível. Queremos ver aumento de ajuda humanitária para civis em Gaza. Mas não concordamos com esses comentários”, afirmou o porta-voz. 

Conforme repercutido pelo UOL, o posicionamento dos Estados Unidos foi feito no mesmo dia em que o chefe de diplomacia americana, Antony Blinken, chegou ao Brasil. Na quarta-feira, 21, ele se reunirá com Lula na capital federal, Brasília. 

Outros detalhes

O Secretário de Estado também estará presente em uma reunião dos ministros das Relações Exteriores do G20, que ocorrerá entre quarta e quinta-feira, no Rio de Janeiro. Esta será a primeira visita de Blinken ao país desde que assumiu como Secretário de Estado. 

As relações entre os Estados Unidos e o Brasil têm mostrado melhorias desde que Lula retornou ao poder em 2023, sucedendo Jair Bolsonaro, que era próximo do republicano Donald Trump.