Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Estátua controversa de Theodore Roosevelt será movida

A obra, que é motivo de discussões devido à sua natureza racista, será retirada de Nova York e enviada a outro estado nos EUA

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 02/12/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vista frontal da estátua equestre de Theodore Roosevelt - Wikimedia Commons / edwardhblake
Vista frontal da estátua equestre de Theodore Roosevelt - Wikimedia Commons / edwardhblake

Em 2020, com os protestos do movimento Vidas Negras Importam e um aumento na consciência geral do que é racista, ou representa um ideal racista, o governo de Nova York havia se comprometido a retirar a estátua do ex-presidente Theodore Roosevelt, sentado em um cavalo e seguido por uma pessoa negra e uma pessoa indígena.

A obra, que atualmente se encontra na escada do Museu Americano de História Natural (AMNH), foi criada supostamente devido às contribuições de Roosevelt a estudos da natureza — no entanto, a figura histórica que a estátua representa também foi ativa na retirada de pessoas indígenas de seus territórios, além de um apoiador da eugenia.

Com estas características em mente, o governo de Nova York decidiu retirar a obra de onde estava e a mover para a Biblioteca Presidencial de Theodore Roosevelt, no estado americano de Dakota do Norte, como explicou Vicki Been, vice-prefeita de habitação e desenvolvimento econômico, em um comunicado para a imprensa.

Nós somos muito gratos à Biblioteca Presidencial de Theodore Roosevelt por propor uma nova casa cabível à Estátua Equestre [obra que representa o ex-presidente em um cavalo]. Este empréstimo de longo-termo permite que uma parte importante da coleção de arte da cidade seja contextualizada apropriadamente e nós estamos empolgados para trabalhar com a biblioteca nos próximos passos”, afirmou.
Fachada atual do Museu Americano de História Natural - Foto: Wikimedia Commons / Ingfbruno

A biblioteca também reconhece a característica problemática da estátua, no entanto, afirma que agora, em seu estabelecimento, a obra terá o contexto merecido. Além disto, promete que irá contar com pessoas negras e indígenas na administração da biblioteca para guiar o processo. As informações vêm da revista Smithsonian.

O tataraneto de Roosevelt, Theodore Roosevelt V, é considerado uma fonte confiável para o AMNH e concorda com a movimentação da estátua de seu familiar, afirmando, no comunicado, que esse é um pedaço importante da história, ainda que problemático.

Deveria mesmo ser removida do memorial oficial à Theodore Roosevelt no estado de Nova York [o museu]. Mas, ao invés de enterrar uma obra de arte perturbadora, nós devemos aprender com ela. É cabível que a estátua esteja sendo movida para um local em que sua composição possa ser recontextualizada para facilitar discussões difíceis, complexas e inclusivas”, contou.