Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Estátua de sereia causa polêmica no sul da Itália: 'Nunca antes vista'

Localizada em vila de pescadores na região de Puglia, estátua provocante vem causando alarde

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 09/05/2023, às 08h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias de polêmica estátua de sereia italiana - Reprodução/Facebook/The Monopoli Times, Giornale e Web TV News
Fotografias de polêmica estátua de sereia italiana - Reprodução/Facebook/The Monopoli Times, Giornale e Web TV News

Uma grande estátua de sereia vem provocando discussões nas redes sociais, mas especialmente em uma vila de pescadores localizada na região da Puglia, na Itália. E para compreender o choque da população local com a peça de arte, basta observá-la, mesmo que por fotos, e reparar em suas proporções físicas chamativas.

Criada por alunos de uma escola de arte da pequena cidade de Monopoli, a obra foi projetada para ser colocada em uma nova praça, nomeada em homenagem à cientista Rita Levi-Montalcini, como aponta o F5, da Folha de S. Paulo. E justificando a ideia por trás da criação, o diretor da escola, Adolfo Marciano, disse em entrevista ao The Guardian que ela foi feita em homenagem à "grande maiorias das mulheres que são curvilíneas."

Os alunos se reuniram e tiveram a ideia de uma sereia", explicou Marciano. "O conselho viu o modelo em escala e disse que era bom, e então decidiu que a escultura concluída seria colocada na praça."

Reações

A estátua, porém, não provocou alarde somente na vila em que foi alocada, também dividindo opiniões nas redes sociais de um jornal local de Monopoli. Em meio aos comentários, a atriz italiana Tiziana Schiavarelli conta que um amigo lhe alertou sobre a "perplexidade" da obra.

"Parece uma sereia com dois seios de silicone e, principalmente, uma bunda enorme nunca antes vista em um ser assim. Pelo menos não alguma que eu conheça", escreveu. Apesar dos comentários, o diretor da escola de arte ainda defende que a produção faz "uma representação da realidade", alegando que modelos muito magras já são vistas na televisão.

Por fim, o jornal italiano The Monopoli Times conta que as obras de requalificação de toda a praça, que inclui, além da estátua, bancos e uma área recreativa para crianças, custaram um total de cerca de 350 mil euros.