Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Estátua medieval de um leão é encontrada na Holanda

Feito de latão, o artefato remonta aos séculos 14 ou 15 e é considerado muito raro pelos pesquisadores

Isabela Barreiros Publicado em 15/06/2020, às 13h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A estátua de leão - Município de Hoorn
A estátua de leão - Município de Hoorn

Pesquisadores descobriram uma impressionante estátua que representa um leão dentro dos muros da igreja protestante Grote Kerk, que sofreu com um incêndio em 1838, mas foi reformada. Ela está localizada na cidade de Haarlem, na província da Holanda do Norte, nos Países Baixos.

Os especialistas acreditam que ele seja uma perna de um retábulo medieval, que geralmente fica no altar da igreja. O objeto em forma de leão é feito de latão, ou seja, cobre com zinco, mede cerca de dez centímetros de altura e pesa mais de 700 gramas.

Além disso, o leão representado na estátua ainda carrega um brasão em volta de seu pescoço. Como é uma das partes do objeto medieval, possui uma seção quadrada na parte de trás e um orifício onde é provável que ele tenha sido anexado ao artefato.

Um comunicado do município de Hoorn afirmou que “existem apenas alguns castiçais comparáveis ​​nas coleções de museus a estátua”, que remonta aos séculos 14 ou 15. “Alguns habitantes de Hoorn fundaram um altar na Idade Média. Eles deixaram dinheiro para a igreja da qual um padre foi pago para orar por eles. Era comum as velas queimarem em um altar. O escudo pode ter pintado o brasão da família do doador”.