Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estrutura

Estrutura geológica gigante está em formação no pacífico há milhões de anos

De acordo com um estudo publicado no periódico Earth and Planetary Science Letters, a estrutura em questão começou a ser formada durante a era dos dinossauros

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 15/01/2024, às 09h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Arek Socha por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Arek Socha por Pixabay

Uma estrutura geológica maior do que o Paraná e um pouco menor que Roraima, está em processo de formação nas profundezas do Oceano Pacífico desde o Período Cretáceo, entre 145 e 66 milhões de anos atrás, época em que os dinossauros dominavam a Terra.

Um recente estudo publicado no periódico Earth and Planetary Science Letters revela que essa área submersa, denominada por cientistas como Melanesian Border Plateau (Planalto da Borda da Melanésia), encontra-se a leste das Ilhas Salomão, no sudoeste do Pacífico, e abrange cerca de 222 mil km², incluindo pelo menos 25 estruturas vulcânicas distintas.

Contrariando a concepção tradicional de formações subaquáticas, frequentemente associadas a eventos vulcânicos únicos e cataclísmicos, o estudo destaca que o Melanesian Border Plateau é uma "superestrutura" resultante de diversos eventos geológicos que ocorreram ao longo de quatro estágios distintos e gradualmente lentos.

Liderado pelo geocientista Kevin Konrad, professor assistente da Universidade de Nevada, Estados Unidos, a equipe realizou análises geoquímicas em amostras coletadas em diferentes pontos da região do platô da Melanésia, como os Montes Submarinos de Samoa Ocidental, a Província de Montes Submarinos de Samoa Oriental e a região da Cadeia de Montes Submarinos de Tuvalu. De acordo com o portal Galileu, essas análises permitiram aos cientistas reconstruir a história do planalto submarino.

Erupção

A superestrutura teve início há aproximadamente 120 milhões de anos, quando uma gigantesca erupção de lava basáltica originou um platô submerso. Em estágios subsequentes, movimentos tectônicos e atividades vulcânicas associadas a pontos quentes, como o ponto quente de Arago e o de Samoa, contribuíram para a formação e reativação dos montes submersos e ilhas.

O estudo propõe que essa notável superestrutura submarina, caracterizada por seu processo prolongado e complexo, seja designada como "superestruturas oceânicas de placa média" ou "oceanic mid-plate superstructures" em inglês, para distingui-la das grandes províncias ígneas formadas por eventos vulcânicos únicos.

+ Confira aqui o estudo completo.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!