Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Estudante cantou ‘Stayin Alive’ para ajudar idosa que ficou 19 minutos sem respirar

Glória de Jesus Araújo, de 66 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória durante Dia da Reanimação, promovido por estudantes da UFRJ; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 29/08/2023, às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Idosa recebendo massagem cardiorrepiratória - Reprodução/Video
Idosa recebendo massagem cardiorrepiratória - Reprodução/Video

Durante a manhã do último dia 19 de agosto, um sábado, alunos de enfermagem e medicina, integrantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizaram o Dia da Reanimação — um curso dedicado a quem quer aprender mais sobre os primeiros socorros.

+ Funcionário do metrô de São Paulo salva vida de papagaio com massagem cardíaca

Entretanto, durante o treinamento, uma fato inesperado aconteceu: uma idosa de 66 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória e teve de ser atendida pelo grupo. A reanimação de Glória de Jesus Araújo durou 19 minutos.

A história foi compartilhada por Mariana Von Held, aluna do 7º período de enfermagem, em seu perfil no TikTok. "Na hora que a adrenalina bate, é bizarro, tudo que você vê e escuta fica muito seletivo. Eu não vi nem ouvi muita coisa além do que estava sendo feito com ela."

Na hora que fui revezar a RCP (massagem cardíaca) então, eu só ouvia duas coisas: fiquei cantando na minha cabeça 'Stayin' Alive' do Bee Gees, para conseguir acertar o ritmo das compressões e ouvi o menino que estava com o cronômetro ligado e avisava quando tínhamos que fazer o revezamento a cada 2 minutos", continuou.
@enfmarivonheld manejamos uma parada cardiorrespiratória no dia nacional da reanimação cardiopulmonar! 🥹 #rcp#primeirossocorros#fy#fyp#foryou#enfermagem#enf#medicina#med#academicodeenfermagem#academicodemedicina♬ som original - Mariana Von Held | Enfermagem

O resgate de Glória

No dia em questão, a idosa estava junto de sua neta e mais duas familiares em um passeio na roda gigante e no AquaRio, na Praça Mauá, repercute o UOL. Entretanto, ela acabou se perdendo do grupo e seguiu em direção ao Museu do Amanhã. Inicialmente, o Dia da Reanimação ocorreria em um espaço aberto, mas os fortes ventos levaram os alunos até a instalação do espaço.

Cerca de 10 minutos depois de chegarem, Glória sofreu parada cardiorrespiratória ao lado do grupo — a aposentada ficou 19 minutos sem respirar. Após o atendimento, porém, logo recuperou a consciência, sem sequelas, o que impressionou médicos e enfermeiros.

Glória foi inicialmente encaminhada para a emergência do CER Centro. Ela ainda foi transferida ao Hospital Estadual Anchieta, onde passou alguns dias no Centro de Terapia Intensiva (CTI), antes de ser encaminhada ao Hospital Pedro Ernesto. A idosa teve de colocar stent e marcapasso, mas passa bem, tendo previsão de alta para esta terça, 29.

A mulher, que completou 66 anos no último dia 21, revelou seu desejo após deixar o hospital: "Minha maior vontade quando eu sair daqui é uma boa fatia de bolo com um copo de guaraná para comemorar meu aniversário. É só isso que eu quero".