Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Adolescente dos EUA volta à vida duas horas após seu coração parar de bater

O jovem de 16 anos sofreu uma parada cardíaca e voltou a respirar depois de ter sido declarado morto; médica chama caso de "milagre"

Redação Publicado em 17/04/2023, às 17h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O garoto Sammy Berko, que acordou depois de passar duas horas sem batimento cardíaco algum - Reprodução/Vídeo
O garoto Sammy Berko, que acordou depois de passar duas horas sem batimento cardíaco algum - Reprodução/Vídeo

Um adolescente estadunidense de Missouri City, no estado do Texas, está impressionando médicos por ter voltado a respirar duas horas depois de seu coração parar de bater, mesmo após ter sido declarado morto.

Sammy Berko tem 16 anos e sofreu uma parada cardíaca enquanto praticava esportes. Ele estava subindo uma parede de escalada quando, ao chegar no topo e tocar o sino que sinaliza o fim da escalada, viu seu coração parar de bater. Ele chegou a ser socorrido por profissionais da saúde e, segundo informações do portal de notícias UOL, recebeu massagem cardíaca durante duas horas.

Como o adolescente não respondeu, mesmo depois das duas horas de tentativa de reanimação cardiorrespiratória, ele foi declarado morto pelos profissionais médicos presentes.

Retorno

Sua mãe, Jennifer Berko, chegou à cena e foi informada da morte do filho. Cinco minutos após receber talvez a pior notícia de sua vida, ela gritou: "Oh, meu Deus, ele está se movendo". Os médicos foram investigar, e viram que, realmente, os batimentos cardíacos de Sammy haviam retornado subitamente.

O adolescente sofre de uma condição genética rara chamada taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica (CPVT). Pelo tempo que passou sem oxigênio, se esperava que o jovem pudesse ter sofrido lesões cerebrais intensas, porém, até o momento, ele só apresentou perda de memória de curto prazo, afirmando que não se lembra do dia do acidente.

Sammy Berko ficou internado no hospital durante um mês para recuperar a força de suas pernas. Ele havia perdido a sensibilidade dos membros devido à lesão que sofreu na coluna vertebral, quando se acidentou na parede de escalada.

Stacey Hall, a médica que acompanha a recuperação do jovem no hospital Memorial Herman, se referiu ao caso de Sammy como "milagre", segundo o UOL, com informações da emissora de televisão local Fox 26 Houston. A profissional da saúde ainda acrescentou que o adolescente está tendo "progressos notáveis" em sua recuperação