Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Planeta

Estudo revela que suposto planeta descoberto em 2018 e mencionado em ‘Star Trek’ não existe

O “planeta Vulcano” da vida real era somente uma atividade na superfície de uma estrela

Redação Publicado em 09/03/2023, às 14h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
À esquerda uma ilustração do suposto planeta Vulcano, e, à direita, o personagem Spock - Domínio Público e Divulgação / Paramount Pictures
À esquerda uma ilustração do suposto planeta Vulcano, e, à direita, o personagem Spock - Domínio Público e Divulgação / Paramount Pictures

Astrônomos alegaram ter descoberto, em 2018, um exoplaneta orbitando a estrela 40 Eridani A. Tal estrela de fato existe, mas ficou famosa na década de 1960 por ter sido utilizada no roteiro da franquia‘Star Trek’, sendo referenciada como o sol do planeta fictício Vulcano, que seria a terra natal do personagem Spock.

O “Vulcano da vida real” foi batizado de 40 Eri b. Contudo, uma equipe de cientistas analisou os dados sobre o sistema estelar novamente e conseguiu identificar erros de interpretação no estudo de 2018, que refutaria a existência de 40 Eri b.

A pesquisa mais recente está disponível do servidor pré-impressão arXiv, também sendo aceita para publicação no periódico Astronomical Journal. Anos de observações foram utilizados para reanalisar muitas detecções de exoplanetas, e descobriram que o sinal que antes foi interpretado como o planeta era, na verdade, uma atividade na superfície da estrela.

Menção cultural

Muitos astrônomos, como Eric Mamajek, que trabalha na Nasa, já haviam expressado dúvidas sobre a detecção do “planeta de Star Trek”, principalmente porque o tempo que este mundo teria levado para completar uma órbita era suspeitamente próximo ao tempo que a então estrela leva para girar.

De acordo com a Galileu, quando os pesquisadores traçaram uma característica do espectro de luz conhecido por fazer parte da estrela, eles confirmaram a taxa de rotação dela, o que marcou o fim da hipótese de que o planeta 40 Eri b exisitiria.