Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

EUA condenam farmácias a pagarem US$ 650 milhões por venda de opioides que causam dependência

Milhões de pessoas se tornaram dependentes de medicamentos no país nas últimas duas décadas

Redação Publicado em 19/08/2022, às 13h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Após decisão de um juiz federal, as três maiores redes de farmácias dos EUA deverão pagar US$ 650,5 milhões por terem fomentado a crise de uso indevido de opioides no estado de Ohio. Segundo as autoridades, milhões de pessoas teriam se tornado dependentes de medicamentos nas últimas duas décadas no país.

De acordo com a BBC, no mês de novembro, um tribunal federal considerou que as empresas Walgreens Boots Alliance, CVS e Walmart contribuíram para criar uma oferta excessiva de comprimidos opioides.

O dinheiro da multa milionária deverá ser utilizado para combater o impacto da crise nos condados de Lake e Trumbull, os mais afetados em todo o estado. Advogados dessas regiões apontam falhas por parte das farmácias na hora de verificar se as receitas eram ou não válidas. 

O que dizem as farmácias

"Nós nunca fabricamos ou comercializamos opioides nem os distribuímos para 'pontos ilegais' e farmácias da internet que alimentaram essa crise", afirmou a empresa Walgreens em comunicado.

"A tentativa dos autores do processo de resolver a crise dos opioides com uma expansão sem precedentes da lei de perturbação da ordem pública é equivocada e insustentável", acrescenta o texto. Segundo a BBC, as três empresas deverão recorrer da decisão.

De acordo com o portal, quase 500 mil pessoas morreram nos EUA em decorrência de overdoses de analgésicos à base de opioides, como fentanil e oxicodona, entre os anos de 1999 e 2019. 


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.