Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

EUA: Gravidez misteriosa de arraia intriga funcionários de aquário

Segundo os especialistas do aquário na Carolina do Norte, a fêmea pode ter engravidado sozinha ou de um tubarão-bambu-de-mancha-branca

Redação Publicado em 12/02/2024, às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da arraia Charlotte, que está grávida - Reprodução/Facebook/Aquarium & Shark Lab by Team ECCO
Imagem da arraia Charlotte, que está grávida - Reprodução/Facebook/Aquarium & Shark Lab by Team ECCO

Um acontecimento misterioso ocorreu em um aquário na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Após a realização de um ultrassom, especialistas descobriram que uma arraia está grávida. Mas um questão intriga a equipe: quem é o pai? Essa importante informação permanece um enigma, pois a fêmea vive sozinha em seu tanque. 

No último dia 6 de fevereiro, o Aquário e Laboratório de Tubarões da Equipe Ecco, em Hendersonville, divulgou a gravidez em seu Facebook e apresentou duas possíveis explicações para o fenômeno: a arraia pode ter passado por partenogênese (reprodução assexuada) ou talvez tenha sido fertilizada por um tubarão.

Nossa arraia, Charlotte, está grávida! Mantivemos isso próximo ao nosso coração por mais de 3 meses. Temos imagens de ultrassom confirmadas por dois apoiadores: Dr. Robert Jones, o veterinário do Aquário da Austrália, e Becka Campbell, doutora pela Universidade Estadual do Arizona. A coisa realmente surpreendente é que não temos uma arraia macho!", disse o aquário em sua publicação. 

Conforme repercutido pelo site da revista Galileu, inicialmente, o aquário suspeitou que a arraia Charlotte estava com câncer quando seu corpo começou a inchar. Porém, um exame de ultrassom revelou a presença de ovos, como explicou April Smith, diretora da iniciativa de promoção à ciência North Carolina Science Trail, em um artigo.

Segundo Smith, a partenogênese é um processo de reprodução assexuada, quando uma fêmea gera um embrião sem a necessidade de fertilização pelo macho. “Isso significa que a prole é, geralmente, toda feminina, e isso ocorre em uma situação em que não há machos presentes (ou seja, em zoológicos/aquários normalmente, ou talvez em um ambiente natural isolado como o mar profundo)”, completou a especialista em seu estudo.

Teste de paternidade

Desde setembro de 2023, quando Charlotte começou a mostrar sinais de inchaço, a equipe do aquário vem realizando ultrassonografias nela. Em uma dessas ocasiões, o veterinário Rob Jones identificou a presença de ovos e mencionou que casos de partenogênese em arraias são raros.

Assim, os cientistas elaboraram outra teoria para explicar a gravidez da arraia: a hibridação com um tubarão. Esse possível cruzamento pode ter ocorrido em julho de 2023, quando o aquário transferiu dois tubarões bambu-de-mancha-branca (Chiloscyllium plagiosum) para o tanque de Charlotte.

Os especialistas começaram a observar marcas de mordida na arraia, mas também notaram outros peixes beliscando-a. Mesmo após a remoção desses peixes, as marcas persistiram. “Então nossa lâmpada acendeu, os tubarões mordem para acasalar, um de nossos jovens machos acasalou com ela?”, disse Smith.

Graças ao parentesco taxonômico entre tubarões e arraias, a hibridação é teoricamente possível. Além disso, a especialista mencionou que um exame de ultrassom mais recente revelou que a arraia estava grávida de dois, talvez três filhotes.

Um teste de DNA será realizado após o nascimento dos filhotes, a menos que haja evidências visuais óbvias de que são híbridos de tubarão e arraia. O parto pode ocorrer a qualquer momento.