Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Evidência de gladiadores romanos lutando na Grã-Bretanha é descoberta

Um vaso de 2 mil anos provou a presença dessa prática na Grã-Bretanha pela primeira vez; entenda!

Redação Publicado em 06/03/2023, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Vaso de Colchester, que se encontra no Museu do Castelo de Colchester, provou a existência de gladiadores na região onde hoje fica o Reino Unido - Wikimedia Commons/Carole Raddato
O Vaso de Colchester, que se encontra no Museu do Castelo de Colchester, provou a existência de gladiadores na região onde hoje fica o Reino Unido - Wikimedia Commons/Carole Raddato

Pesquisadores britânicos do Museu do Castelo de Colchester descobriram a primeira evidência que mostra relatos de lutas entre gladiadores romanos na Grã-Bretanha. O Vaso de Colchester, relíquia de quase dois mil anos, parece mostrar cenas de lutas de gladiadores na região, que estava sob controle romano na época.

O vaso funerário que retratava as lutas de gladiadores foi encontrado em 1853, em uma área de sepultura em Colchester, cidade que era a capital do Império Romano na região da Grã-Bretanha. Na época que foi encontrado, se acreditava que o objeto havia sido produzido na Europa continental, mas novos estudos questionam essa informação.

Novas análises realizadas pelo Museu do Castelo de Colchester descobriram que o objeto foi feito com argila local entre 160 e 200 d.C. Os pesquisadores também encontraram, no vaso, as inscrições dos nomes de dois gladiadores, Memnon e Valentinus.

As identidades foram gravadas na argila antes de ser queimada, o que indica que a gravura do vaso retrata um evento local que realmente aconteceu com pessoas próximas.

Gladiadores romanos

De acordo com os arqueólogos que examinaram o objeto, o vaso pode ter sido uma encomenda de um treinador ou até um proprietário de gladiadores, ou qualquer pessoa que pudesse estar envolvida com esse tipo de competições.

O diretor dos Museus de Colchester e Ipswich, Frank Hargrave, disse ao jornal britânico The Observer que esse vaso é a única evidência de um combate entre gladiadores em uma arena romana que teve a Grã-Bretanha "como cenário". Não há registros escritos sobre o assunto.

Segundo o portal do History Channel Brasil, parte da Grã-Bretanha foi ocupada pelo Império Romano entre 43 d.C. e 410 d.C. A região era conhecida como Britânia. Os gladiadores romanos eram vistos como celebridades e como excluídos da sociedade simultaneamente, vivendo em escravidão, mas tendo um treinamento caro. Nenhum anfiteatro onde a luta pode ter acontecido foi descoberto por enquanto.