Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vladimir Putin

Ex-agente de segurança da Rússia revela protocolos secretos de Putin

O funcionário, que desertou em 2022, afirmou que o presidente russo está 'patologicamente amedrontado por sua vida'

Ingredi Brunato Publicado em 06/04/2023, às 11h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Entrevista com Gleb Karakulov - Divulgação/ Youtube/ The Guardian
Entrevista com Gleb Karakulov - Divulgação/ Youtube/ The Guardian

Ex-funcionário do chamado Serviço Federal de Proteção (um órgão responsável pela segurança de membros de alto escalão do governo russo), Gleb Karakulovdesertou de seu cargo em 2022, e agora está expondo os segredos do Kremlin. 

Em uma entrevista exclusiva ao Dossier Center, que é uma iniciativa independente de investigação dos crimes cometidos pela Rússia, o homem falou a respeito dos peculiares detalhes de seu antigo trabalho. 

Karakulov revelou, por exemplo, que Vladimir Putin está "patologicamente amedrontado por sua vida", e, por isso, teria criado uma série de mirabolantes protocolos de segurança que incluem uma rede secreta de trens para transporte às escondidas e escritórios de aparência idêntica em regiões diferentes a fim de confundir possíveis inimigos tentando localizá-lo. 

Conforme repercutido pelo The Guardian, esta sigilosa linha ferroviária seria responsável por conectar as residências do presidente russo, sendo considerada segura por "não pode ser rastreada por nenhum recurso de informação". 

Nosso presidente perdeu o contato com o mundo. Ele tem vivido em um casulo de informações nos últimos dois anos, passando a maior parte do tempo em suas residências, que a mídia chama muito apropriadamente de bunkers. Ele está patologicamente com medo por sua vida. Ele se cerca de uma barreira impenetrável de quarentenas e um vácuo de informações (...) Sua visão da realidade tornou-se distorcida", contou ao Dossier Center.

Com "vácuo de informações", o ex-agente de segurança explicou querer dizer que, como Putinnão utiliza a internet, apenas é informado do que acontece no mundo e em seu próprio país através de seu círculo mais próximo de oficiais do governo — descritos por Gleb Karakulov como "adoradores" de seu líder. 

Fuga

O antigo membro do Serviço Federal de Proteção conseguiu escapar do território russo durante uma visita de Vladimir Putin ao Cazaquistão em 2022, após mentir para seus colegas de trabalho que estava se sentindo mal, ao que se dirigiu imediatamente ao aeroporto com sua família. 

Karakulov teria desertado devido à sua desaprovação da invasão da Ucrânia pelo Kremlin. A fim de ter uma fuga bem-sucedida, planejou cuidadosamente o processo, e nem mesmo falou com seus próprios pais a respeito de seus planos, uma vez que eles eram apoiadores da guerra. Atualmente, o paradeiro do ex-agente é mantido em confidencialidade.