Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino

Ex-funcionário da Oceangate revelou ser processado ao denunciar problemas em submarino

O ex-funcionário revelou em uma entrevista que tentou avisar o diretor de operações marítimas da empresa sobre os danos do Titan

Isabelly de Lima Publicado em 08/02/2024, às 11h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Modelo do submarino que eclodiu no oceano - Divulgação / OceanGate Expeditions
Modelo do submarino que eclodiu no oceano - Divulgação / OceanGate Expeditions

A empresa responsável pelo submersível Titan, a OceanGate, demitiu um funcionário que teria alertado os executivos sobre problemas com a embarcação anos antes do fatídico acidente.

Um ex-funcionário, David Lochridge, anteriormente diretor de operações marítimas da OceanGate, alertou os executivos sobre a ineficiência do design do casco do submersível. Lochridge afirmou que suas advertências foram "rejeitadas em diversas ocasiões" um ano antes da tragédia, conforme dito para a ABC News.

Lochridge produziu um relatório detalhando problemas graves na estrutura e no sistema de monitoramento do Titan, alertando o CEO da OceanGate, Stockton Rush, para a necessidade de encontrar um novo método de testar o casco em busca de rachaduras ou buracos.

Detecção de falhas

Durante uma reunião que durou cerca de duas horas, Lochridge contestou a eficácia dos sensores acústicos propostos para detectar falhas no casco, argumentando que não forneceriam tempo suficiente para reações dos pilotos em caso de falha iminente, como informado pelo UOL.

Três dias após a reunião, Lochridge foi demitido. Ele apresentou uma queixa à Osha (Administração de Segurança e Saúde Ocupacional), alegando que a OceanGate violou a SPA (Lei de Proteção ao Marinheiro), uma lei federal que proíbe retaliações contra marinheiros que participam de atividades relacionadas com o cumprimento das leis e normas de segurança marítima.