Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Qatar

Ex-presidente da Fifa afirma que a escolha do Qatar para Copa foi 'um erro'

Durante entrevista, Sepp Blatter, ex-presidente da Fifa, disse que o Qatar foi uma “escolha ruim”

Redação Publicado em 09/11/2022, às 15h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do presidente da Fifa, Sepp Blatter - Getty Images
Imagem do presidente da Fifa, Sepp Blatter - Getty Images

Desde que o Qatar foi escolhido como país-sede da Copa do Mundo de 2022, esse assunto vem gerando muita polêmica. Faltando poucos dias para o início da competição mais importante entre seleções, o ex-presidente da Fifa, que ficou 17 anos no poder, Sepp Blatter, cedeu uma entrevista ao jornal suiço 'Tages Anzeiger', falando que a escolha do país foi "um erro".

A "escolha ruim" como definiu Blatter, ficou marcada em virtude da violação de direitos  humanos no Qatar e, nas acusações de corrupção que a Fifa sofreu.

O ex-presidente foi incluído nas denúncias de corrupção enquanto liderava a Fifa. Segundo informações da CNN Brasil, entretanto, um tribunal suíço declarou Blatter inocente das queixas sobre corrupção, em junho.

Escolha do Qatar

Durante a entrevista, Blatter disse que o Qatar não tem o tamanho suficiente para ser anfitriã de um torneio tão importante como a Copa.

É um país muito pequeno. O futebol e a Copa do Mundo são grandes demais para isso”, afirmou.

O ex-presidente contou que em 2012, a Fifa mudou o padrão para decretar os países-sede da competição, em virtude dos polêmicos casos de trabalhadores feridos ou mortos durante os projetos do país para realizar a competição.

“Desde então, as considerações sociais e os direitos humanos são levados em conta”, declarou o ex-presidente.