Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estado Islâmico

Exército americano realiza ataque contra líder do Estado Islâmico na Síria

As autoridades americanas acreditam que o líder do grupo tenha morrido no ataque

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 17/04/2023, às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Amber Clay por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Amber Clay por Pixabay

O exército dos Estados Unidos divulgou, nesta segunda-feira 17, que realizou um ataque com helicópteros no norte da Síria contra um líder do grupo extremista Estado Islâmico (EI). As autoridades acreditam que o homem alvo tenha morrido na operação.

De acordo com informações da agência de notícias AFP, essa nova operação faz parte da estratégia dos EUA para eliminar os líderes do EI após a derrota do grupo em 2019 na Síria e ocorreu em uma região controlada por grupos armados pró-turcos no norte do país.

O Comando do Exército dos EUA para o Oriente Médio (Centcom) informou em comunicado que dois outros "indivíduos armados" foram mortos no ataque, porém, não divulgou a identidade dos três homens mortos. A operação não causou morte ou ferimento de civis ou membros das forças americanas, segundo a mesma fonte.

Um grupo turco que atua na região de Sweida, onde ocorreu o ataque, relatou que dois de seus combatentes foram mortos.

Ataque com projéteis

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) também informou que "violentos confrontos eclodiram em um ataque com dois projéteis contra um prédio onde se encontrava um membro do EI", e que esse homem e mais dois combatentes foram mortos.