Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Niigéria

Explosão em oleoduto deixa ao menos 12 mortos no sul da Nigéria

Explosão ocorrida na madrugada desta sexta-feira, 3, se deu durante tentativa de roubo de petróleo

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 03/03/2023, às 13h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Explosão deixou ao menos 12 mortos - Divulgação / vídeo / Youtube
Explosão deixou ao menos 12 mortos - Divulgação / vídeo / Youtube

Ao menos 12 pessoas morreram nesta sexta-feira, 3, no sul da Nigéria, em decorrência de uma explosão em um oleoduto. Conforme informações fornecidas pela polícia do estado de Rivers, o incidente, ocorrido no distrito de Emuoha, se deu após um grupo de pessoas decidir roubar petróleo do oleoduto.

As vítimas estavam retirando petróleo bruto quando ocorreu um incêndio na instalação", disse, em comunicado, a porta-voz da polícia estadual Grace Iringe-Koko.

"Estima-se que pelo menos 12 pessoas morreram queimadas. No momento, não se sabe a identidade das vítimas", finalizou, de acordo com informações do portal de notícias UOL.

Roubo de petróleo

Segundo a fonte, o roubo de petróleo é uma prática bastante comum na região, tanto que a porta-voz da polícia alertou a população para a alta periculosidade do ato. Além disso, ela apontou que o roubo leva a consequências econômicas desastrosas, uma vez que afeta a produção e a receita derivada do petróleo bruto.

Após a explosão, a ONG Youths and Environmental AdvocCentre (YEAC) se manifestou dizendo que incidente, que ocorreu durante a madrugada, deixou "dezenas de mortos, incluindo mulheres".