Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Explosão luminosa misteriosa é identificada em Júpiter; veja vídeo!

Registro foi feito por um astrônomo amador do Japão, no dia 29 de agosto

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 04/09/2023, às 11h04 - Atualizado às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Júpiter no momento em que explosão luminosa foi registrada - Reprodução/Twitter/@OASES_miyako
Imagem de Júpiter no momento em que explosão luminosa foi registrada - Reprodução/Twitter/@OASES_miyako

Na última terça-feira, 29 de agosto, um astrônomo amador japonês flagrou um curioso brilho em Júpiter: considerando-se a escala do planeta, aquela era uma grande explosão. De acordo com estudiosos, o fenômeno foi causado pelo impacto de um pequeno corpo celeste, um cometa ou asteroide, no planeta.

De acordo com a Revista Galileu, o impacto ocorreu à 1h45 da madrugada, no horário do Japão — 13h45 no Brasil, do dia 28 de agosto. As imagens do ocorrido, por sua vez, foram compartilhadas no X, antigo Twitter, no mesmo dia pelo perfil MASA Planetary Log, pertencente a um entusiasta espacial amador.

Quando acordei de manhã e abri o Twitter, vi a informação de que havia sido observado um flash na superfície de Júpiter", relata o astrônomo amador à Space.com. "Naquela noite, ao conferir o vídeo do horário correspondente, vi um flash. Tive muita sorte de fotografar esse fenômeno quando ele aconteceu."

Além do registro em vídeo, um perfil do X em parceria entre o projeto japonês Organized Autotelescopes for Serendipitous Event Survey (OASES) e do sistema Planetary Observation Camera for Optical Transient Surveys (PONCOTS) criou, ainda, uma imagem em alta resolução do impacto, utilizando os registros dos astrônomos amadores. Confira:

+ Espaçonave da NASA fotografa relâmpago em Júpiter

Muitos choques

Um fato relevante sobre Júpiter é que, nos últimos anos, vem se mostrando bastante comum a ocorrência de impactos no gigante do Sistema Solar. Por exemplo, em outubro de 2021 foi avistado um flash na superfície do planeta, identificado como se tratando de uma "bola de fogo", sendo, na verdade, resultado da considerada maior colisão planetária do século no nosso conjunto planetário.

Além disso, em 2010 foi publicado um artigo desenvolvido por astrônomos profissionais e amadores que demonstrava que Júpiter era atingido por pequenos asteroides com uma frequência surpreendente:

É interessante notar que, embora a Terra seja atingida por um objeto de 10 metros a cada 10 anos, em média, parece que Júpiter é atingido por um objeto do mesmo tamanho algumas vezes por mês", comentou Don Yeomans, gerente do Escritório do Programa de Objetos Próximos à Terra do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, em comunicado na época.