Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Explosão no Sol causa tempestade magnética e afeta rádios na Terra

Essas novas erupções e explosões solares foram detectadas no início da semana e podem atingir a Terra nos próximos dias; entenda!

Isabelly de Lima Publicado em 24/01/2024, às 12h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da explosão solar que ocorreu no início da semana - Reprodução / Redes Sociais / Instagram /  @noaasatellites
Imagem da explosão solar que ocorreu no início da semana - Reprodução / Redes Sociais / Instagram / @noaasatellites

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos divulgou na última terça-feira, 23, um vídeo que exibe o fenômeno no Sol que causou, nesta semana, uma tempestade geomagnética solar na Terra. Novas explosões e erupções foram detectadas entre os dias 22 e 23, podendo atingir a Terra ainda nos próximos dias, segundo a NOAA.

O então registro foi realizado pelo Termovisor Solar Ultravioleta, que está localizado em um satélite do órgão americano, de acordo com o portal O Globo. Confira a explosão:

Algumas análises mostraram que tais erupções e explosões podem impactar nosso planeta já nesta quarta, 24. No entanto, é mais provável que os efeitos sejam causados somente entre quinta e sexta-feira. Entretanto, os riscos que o fenômeno apresenta são baixos, segundo as classificações de “perigo” do NOAA.

Efeitos da tempestade

Na terça-feira, uma explosão solar causou interrupções em sistemas de rádio que possuem alta frequência. Uma tempestade geomagnética como a que aconteceu no Sol ocorre quando os ventos solares penetram no ambiente espacial ao redor da Terra.

Os efeitos que essas erupções causam na superfície da estrela permitem que partículas sejam projetadas até a Terra, o que causa tempestades magnéticas, que são as grandes responsáveis pelas auroras boreais.

As telecomunicações podem ser interrompidas dependendo da intensidade dessa tempestade. As previsões sobre o “clima” no espaço são realizadas por monitorações que são capazes de antecipar quando essas tempestades solares podem estar vindo em nossa direção e também a variação de sua potência.