Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Faca

Faca desenvolvida por pesquisadores britânicos identifica câncer em segundos

Pesquisadores da Inglaterra desenvolveram a faca que se assemelha a um bisturi, porém detém tecnologia curiosa

Redação Publicado em 04/01/2023, às 16h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de cirurgia - Foto de Sasin Tipchai no Pixabay
Imagem ilustrativa de cirurgia - Foto de Sasin Tipchai no Pixabay

Uma faca desenvolvida por especialistas do Imperial College London, na Inglaterra, promete identificar rapidamente um câncer de útero promovendo a chance de realização de um tratamento mais cedo.

O câncer de útero é o quarto mais comum, atingindo cerca de 9.000 mulheres ao ano no Reino Unido. A lâmina, que representa um importante passo na identificação e tratamento da doença, foi publicada em um estudo no periódico "Cancers" em 29 de novembro.

Chamado de iKnife, o dispositivo já foi usado anteriormente para tratar outros tipos de câncer, como de pulmão, rim e cólon, como informado pela revista Galileu. Essa descoberta simboliza um avanço significativo, já que apenas 10% dos pacientes que fazem biopsia conseguem um diagnóstico.

A eficácia do iKnife foi comprovada com amostras de tecido de biopsias de 150 mulheres com suspeita de câncer de útero, de acordo com o estudo: 

“O iKnife diagnosticou de forma confiável o câncer de endométrio em segundos, com uma precisão diagnóstica de 89%, minimizando os atrasos atuais para as mulheres enquanto aguardam um diagnóstico histopatológico”, explicou a equipe de pesquisadores no periódico Cancers.

Para testar a eficácia do dispositivo, ele foi usado em 150 biopsias, sendo 85 delas normais, 59 malignas, 4 com hiperplasia e 2 insuficientes, produzindo 453 espectros. A conclusão do teste foi que o iKnife pôde identificar e diferenciar corretamente os tecidos endometriais normais e malignos.

Como funciona?

O iKnife se assemelha a um bisturi e tem a capacidade de identificar o câncer através de correntes elétricas que são capazes de diferenciar o tecido canceroso do saudável em tempo real.

Segundo Athena Lamnisos, que financiou a pesquisa e é diretora-executiva da instituição de caridade Eve Appeal, um dos motivos pelo qual o dispositivo é promissor é o fato de acabar com o sofrimento psicológico de possíveis pacientes, visto que o resultado sai em segundos.

Esperar pelos resultados do exame é estressante – especialmente se o exame for para descobrir se você tem câncer ou não. Quando você ouve que a palavra 'c' é mesmo uma possibilidade, os dias não podem passar rápido o suficiente até que um médico lhe dê tudo certo”, disse ao jornal The Guardian.

Tratamento

O diagnóstico realizado o quanto antes possibilita que o paciente mais rapidamente consiga ir atrás do tratamento em um estágio inicial da doença. Vale mencionar ainda que um dos principais sintomas do câncer de útero é o sangramento vaginal no período de pós-menopausa.