Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bossa Nova

Falece Anamaria de Carvalho, conhecida como a 'Mulher de Branco de Ipanema'

Anamaria de Carvalho foi a musa inspiradora de Marcos Valle, para a canção Os Grilos (Crickets Sing For Anamaria)

Redação Publicado em 04/08/2023, às 14h42 - Atualizado em 05/08/2023, às 11h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Colagem de Anamaria de Carvalho ao longo de sua vida - Reprodução/Vídeo/G1
Colagem de Anamaria de Carvalho ao longo de sua vida - Reprodução/Vídeo/G1

Faleceu nesta quinta-feira, 3, aos 75 anos, a cantora Anamaria de Carvalho. Personagem importante da bossa nova, Anamaria marcou sua geração com sua beleza e voz, além de ter servido de inspiração para o compositor, Marcos Valle, na canção 'Os Grilos' (Crickets Sing For Anamaria).

Além disso, Anamaria cantou no grupo de Sérgio Mendes, músico de Niterói, e possui gravações com Walter Wanderley, organista de Recife. Seu último registro musical foi feito em 1974, na Argentina, mas nunca chegou a ser lançado. 

Nas últimas décadas de sua vida, Anamaria se afastou dos palcos, mas continuou na boca do povo, desta vez como uma lenda urbana da zona sul do Rio de Janeiro, mais especificamente do bairro de Ipanema. Conhecida por caminhar pela região vestida de branco, com uma flor em seu cabelo e fazendo apresentações para si mesma, ela recebeu o apelido de Mulher de Branco de Ipanema

Em razão desse hábito incomum, muitos acreditavam que ela era moradora de rua, mas seu amigos, que a chamavam carinhosamente de “Aninha”, desmentiram essa afirmação, conforme repercutido pelo Estadão. No ano de 2011, a cantora serviu de enredo para um documentário do jornalista, Chico Canindé, que apresentou depoimentos de Aninha e de seus conhecidos.  

Revelações e despedidas

O motivo para seu afastamento dos palcos nunca foi divulgado, mas na produção documental “Anamaria: A Mulher de Branco de Ipanema”, ela revelou um de seus mistérios, a sua preferência pelas vestimentas brancas:

Eu gosto do astral do branco. Eu acho que o branco tem um mistério”, afirmou Anamaria durante o documentário de Canindé.

Em um post despedida nas suas redes sociais, Marcos Valle relembrou seu casamento com Aninha, que durou quatro anos e como era sua relação com a cantora nos últimos anos de sua vida:

Eu tinha 21 e ela 19. Ela era uma mulher/menina de personalidade forte, alegre, muito justa e amorosa. Fomos felizes durante esse tempo, tanto no Brasil, quanto viajando pelo mundo”, disse Marcos. “Ainda muito jovem, a vida a levou para outros caminhos. Mas, durante todo esse tempo, o seu irmão, meu querido amigo, mais conhecido com Meu Bom, sempre estivemos em contato, ajudando-a no que fosse preciso”, concluiu Valle em sua publicação no Instagram.