Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Schumacher

Família de Schumacher ganha ação contra jornal por falsa entrevista com IA

No ano passado, uma década após grave acidente envolvendo o piloto, jornal alemão anunciou manchete bombástica: "Michael Schumacher, a primeira entrevista"

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 23/05/2024, às 10h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O piloto alemão Michael Schumacher - Getty Images
O piloto alemão Michael Schumacher - Getty Images

Em abril de 2023, revista alemã Die Aktuelle publicou em sua capa a manchete bombástica: "Michael Schumacher, a primeira entrevista". Uma década antes, o astro da Fórmula 1 havia sofrido um grave acidente enquanto esquiava, o deixando em coma e com um estado de saúde que segue nebuloso desde então.

+ Michael Schumacher: O que se sabe sobre o acidente e a saúde do piloto após 10 anos

Nada de meias-sentenças parcas e nebulosas de amigos. Mas respostas dele! Por Michael Schumacher, 54", descrevia a publicação. 

No entanto, tal entrevista jamais aconteceu, com as respostas atribuídas a Michael sendo geradas através da inteligência artificial. Desta forma, a família do piloto processou a publicação e, nesta quinta-feira, 23, anunciou que ganhou a causa. 

Em e-mail enviado à Associated Press, a porta-voz da família, Sabine Kehm, apontou que a ação legal foi bem-sucedida. No entanto, não deu detalhes sobre a disputa. O The Guardian repercutiu que o valor da indenização teria sido de 200 mil euros (algo em torno de R$ 1,1 milhão)

À época, a editora alemã Funke Magazines, responsável pela publicação, chegou a se desculpar com a família de Schumacher e também anunciou a demissão da editora-chefe do Die Aktuelle, Anne Hoffmann

"Este artigo de mau gosto e enganoso nunca deveria ter aparecido", disse na época a diretora-gerente da Funke, Bianca Pohlmann. "Não atende de forma alguma aos padrões de jornalismo que nós e nossos leitores esperamos de uma editora como a Funke", conforme resgatou o Guardian. 

O acidente

Em dezembro de 2013, enquanto esquiava nos Alpes franceses, em Meribel, Michael Schumacher enfrentou um grave acidente após bater a cabeça e sofrer uma lesão cerebral quase fatal. 

Na ocasião, sua cabeça atingiu uma pedra, fazendo com que o impacto abrisse seu capacete. Desde que foi transferido do hospital em setembro de 2014, o heptacampeão de F1 tem sido cuidado em particular na casa da família na Suíça.