Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra Mundial

Família Ulma, exterminada por nazistas, será beatificada em 10 de setembro

Esta será a primeira vez que um núcleo familiar inteiro recebe a qualificação de beatos

Maria Paula Azevedo, sob a supervisão de Publicado em 05/09/2023, às 16h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Wiktoria Ulma com seus filhos em 1943 - Reprodução/Vatican News
Imagem de Wiktoria Ulma com seus filhos em 1943 - Reprodução/Vatican News

No próximo domingo, dia 10 de setembro, um evento histórico acontecerá em Markowa, na Polônia. Trata-se da beatificação da família Ulma, exterminada pelo governo nazista em março de 1944. Esta será a primeira vez que um núcleo familiar inteiro recebe a qualificação de beatos.

A família polonesa era composta por Josef, Wiktoria e seus sete filhos, que incluia um bebê que ainda não havia nascido. Todos eles foram fuzilados pelos nazistas por abrigar oito judeus, que também experienciaram o mesmo fim, durante a Segunda Guerra Mundial.

Conforme repercutido pelo UOL, a noticia foi divulgada durante o lançamento do livro "Mataram até as Crianças: a família Ulma mártir que ajudou os judeus", pelo cardeal Marcello Semeraro, que atua como prefeito do Dicastério para Causas dos Santos.

Semeraro esclareceu que a petição para que a família Ulma fosse beatificada, entregue ao papa Francisco, incluia o bebê que estava na barriga de Wiktoria, pois "no momento do massacre, Wiktoria Ulma estava em estado avançado de gravidez do seu sétimo filho".

Este filho partiu na época do martírio de sua mãe. Ele, portanto, foi acrescentado ao número de filhos, que também serão mártires. De fato, no martírio dos seus pais ele recebeu o batismo de sangue", concluiu o cardeal.

O massacre

Em 24 de março de 1994, os oficiais nazistas invadiram a casa da família Ulma e dispararam com armas de fogo contra o teto da residência, em direção ao sótoão, onde os oito judeus se encontravam. Josef e Wiktoria foram levados a força para fora da casa, onde foram fuzilados na frente de seus filhos. Em seguida, as crianças encontraram o mesmo fim e a casa foi incendiada.