Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Ferramentas de 10 mil anos tão retas que parecem ter sido 'feitas à régua' são encontradas na Noruega

Confecção habilidosa dos objetos surpreendeu pesquisadores; entenda!

Ingredi Brunato Publicado em 23/08/2023, às 14h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de algumas das ferramentas descobertas - Divulgação/ Silje Elisabeth Fretheim
Fotografia de algumas das ferramentas descobertas - Divulgação/ Silje Elisabeth Fretheim

Em Vinjeøra, uma vila localizada na Noruega, pesquisadores descobriram uma série de curiosas ferramentas confeccionadas entre 10.200 a 10.300 anos atrás. Algumas delas, de sílex, surpreenderam o time pelo quão retas eram. 

Encontramos objetos de pederneira de tamanho pequeno e médio que chamamos de líticos e microlíticos. Vários tinham bordas afiadas tão retas e paralelas que poderiam ter sido feitas com uma régua", explicou a arqueóloga Silje Elisabeth Fretheim, que liderou a escavação. 

Pederneiras, vale mencionar, são ferramentas usadas para criar faíscas e, assim, facilitarem a tarefa de iniciar uma fogueira, conforme repercutido pelo Phys.org. 

Imigrantes do passado 

O estilo dos artefatos permitiu classificá-los como tendo sido produzidos por uma onda de imigrantes que chegou à Finnmark, condado norueguês, há 9 mil anos, vindo de territórios que hoje correspondem à Ucrânia, Rússia e Finlândia. 

Quando eles chegaram, já existia uma outra civilização de cultura diferente assentada na área equivalente à Noruega, e esses dois povos se misturaram ao longo dos anos, ensinando suas técnicas uns aos outros e também tendo cruzamentos genéticos. 

Um detalhe relevante é que eles não deixaram tantos vestígios quanto a onda de imigrantes que veio antes deles, de forma que a descoberta de um de seus antigos assentamentos é muito valiosa. 

Sonhamos em encontrar isso por muito tempo e recebemos uma oportunidade perfeita aqui", concluiu Fretheim