Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

O que se sabe sobre as ferramentas de pedra mais velhas que os humanos?

Ferramentas de 3 milhões de anos encontradas no Quênia podem ajudar a compreender melhor a evolução do Homo sapiens

Eduardo Lima, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 10/02/2023, às 12h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Exemplos das ferramentas de pedra encontradas pelos arqueólogos no sítio de Nyayanga - Divulgação/TW Plummer, JS Oliver and EM Finestone/Homa Peninsula Paleoanthropology Project/SWNS
Exemplos das ferramentas de pedra encontradas pelos arqueólogos no sítio de Nyayanga - Divulgação/TW Plummer, JS Oliver and EM Finestone/Homa Peninsula Paleoanthropology Project/SWNS

Ferramentas de pedra que datam de 2,9 milhões de anos atrás foram encontradas no sítio arqueológico Nyayanga, às margens do lago Vitória, no Quênia.

Segundo o UOL, entre os objetos foram encontrados martelos de pedra, núcleos líticos (massa homogênea de rocha) para triturar plantas, ossos e carne, lascas de pedra afiadas para cortar carne e ossos de hipopótamos abatidos. Essa descoberta pode ajudar a entender melhor a evolução dos seres humanos, conhecendo melhor sobre os ancestrais do Homo sapiens.

Nesse caso, os donos das ferramentas também provavelmente foram os primeiros a consumir grandes animais, já que nessa escavação foram descobertos três esqueletos de hipopótamos. Os ossos quebrados e cortados tanto dos mamíferos gigantes como de antílopes indicam que eles já estavam consumindo os animais de maneira mais complexa.

Quem fez as ferramentas?

Quem criou, transformou e usou essas ferramentas permanece um grande mistério. Não foram os seres humanos, já que os Homo sapienssurgiram há cerca de 300 mil anos. Entre os objetos, foram encontrados dois dentes de Paranthropus, uma espécie de combinação entre macacos que podia andar de maneira ereta e evoluiria para os seres humanos.

A proximidade entre as ferramentas e os dentes pode indicar que esses possíveis ancestrais pré-históricos dos seres humanos teriam sido os criadores daqueles itens, que estão entre os exemplos mais antigos da tecnologia de pedra conhecida como “odulvaiense”. Esse tipo de matéria manipulada auxiliou os precursores do Homosapiens a ampliar suas opções de alimentação.

O professor de paleontologia Rick Potts explicou ao Guardian que a maioria dos pesquisadores assumia que só as espécies pertencentes ao gênero Homo fabricavam ferramentas, mas que a descoberta dos dentes de Paranthropus coloca essas ferramentas no meio de um interessante mistério para descobrir quem foi o primeiro artesão.

Antes dessa descoberta, as ferramentas odulvaienses mais antigas foram encontradas na Etiópia, datando de 2,6 milhões de anos.