Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Inteligência Artificial

Filho usa IA para 'ressuscitar' pai em presente emocionante de Natal

Em vídeo compartilhado no TikTok, Philip Willett usa a tecnologia para 'recriar' voz de seu falecido pai em presente que comoveu a internet; veja!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 26/12/2023, às 12h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mãe de Philip vendo o cartão de Natal - Reprodução/Redes Sociais
Mãe de Philip vendo o cartão de Natal - Reprodução/Redes Sociais

Morador do Missouri, nos Estados Unidos, Philip Willett, de 27 anos, levou a internet às lágrimas após mostrar como usou a inteligência artificial para 'ressuscitar' seu falecido pai como presente de Natal para sua mãe

Através da tecnologia, Philip recriou a voz de seu pai, John Willett, que faleceu em 2022 após uma batalha contra o câncer de pâncreas. Para homenagear seu "herói", o homem recriou sua voz para narrar um cartão de Natal especial que fez para sua mãe. 

+ "Qualquer pessoa merece contar sua história": o aplicativo que promete eternizar memórias

"Meu pai faleceu de câncer no pâncreas há um ano e meio. Então decidi fazer algo especial para minha mãe este ano no Natal. Já faz muito tempo que não ouvimos a voz dele… Então fiz um vídeo para ela usando um software de IA para corresponder exatamente à voz dele. O resultado foi absolutamente incrível. Veja como acabou….", diz na descrição do vídeo no TikTok.

O tom da sua voz

Inicialmente, Willett conta que teve ressalvas aos recriar a voz de seu pai, pois achava "estranho" usar a semelhança verbal de John, relatou ao Good Morning America. Porém, Philip acabou mudando de ideia ao encontrar uma comunidade que usa a tecnologia para se comunicar digitalmente com entes queridos falecidos.

Usando um software de conversão de texto em voz, ele conseguiu recriar a voz do falecido pai. "As primeiras palavras que coloquei no programa foram 'Oi, querida'. Eu não sei dizer quantas vezes ouvi [meu falecido pai] dizer isso na minha vida, e foi por isso que foi a primeira coisa que coloquei", explicou. 

Quando o programa disse isso com a voz dele… senti arrepios por todo o corpo", acrescentou. "Foi quando eu pensei, tenho que fazer isso, não importa o que aconteça."

Usando a voz de seu pai, Philip criou um cartão de Natal digital simulando, assim, que o patriarca estava em casa durantes suas férias. No vídeo compartilhado em suas redes sociais, ele mostrou o exato momento em que sua mãe, Trish Willett, é vista abrindo o videolivro, que mostra uma montagem com a foto dos dois. 

Olá querida. Eu te amo", diz a IA, o que surpreende e emociona Trish. "Eu ouço suas orações. Quero que você saiba que é a melhor mãe para nossos filhos."

"E você é a mulher mais forte do mundo inteiro. Estou sempre com você, querida, e espero que vocês tenham um feliz Natal", completa a voz. O vídeo termina com mãe e filho se abraçando em um momento comovente. Assista!

@phillipwillett My dad passed away from pancreatic cancer 1.5 years ago. So I decided to do something special for my mom this year for Christmas. It’s been so long since we’ve heard his voice…So I made her a video using an AI software to match his exact voice. The result was absolutely amazing. Here’s how it turned out…. #cancer#cancersucks#cancerfighter#pancreaticcancer#christmasgift#christmastiktok#pancreaticcancerwarrior#cancertok♬ Lights Are On - Tom Rosenthal