Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cinema

Filme baseado na história real das 'Polacas' ganha teaser

'As Polacas', com Caco Ciocler e Valentina Herszage, foi secionado para a mostra competitiva do Festival do Rio

Redação Publicado em 04/10/2023, às 18h22 - Atualizado às 18h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do filme 'As Polacas' - Divulgação/Imagem Filmes
Imagem do filme 'As Polacas' - Divulgação/Imagem Filmes

No próximo dia 10 de outubro, o longa-metragem, ‘As Polacas’, será exibido pela primeira vez no Festival do Rio, durante sua mostra de cinema competitiva, a Première Brasil. O filme, que conta com a direção de João Jardim e produção da Migdal Filmes, divulgou seu primeiro cartaz e teaser nesta quarta-feira, 4. 

‘As Polacas’, protagonizado por Caco Ciocler e Valentina Herszage, conta a história de uma mãe polonesa judia, chamada Rebeca, que chega ao Brasil com seu filho Joseph, mas acaba se tornando alvo de um dono de bordel, Tzvi, envolvido com o tráfico de mulheres

O longa, ambientado no Rio de Janeiro do final do século 19, apresenta reconstruções da cidade e imagens documentais da época, para contar a história real das “Polacas”. Essas mulheres europeias, que nasceram em sua maioria na Polônia, foram seduzidas com a promessa de uma vida melhor em nações distantes, mas quando desembarcam em seu novo lar, se encontram forçadas a trabalhar em prostíbulos

Porém, algumas conquistas das polacas também são exibidas na produção, como a sua luta para adquirir direitos básicos, a Sociedade da Verdade, e a construção de um cemitério que ia de acordo com suas crenças. 

Memória

Esse é um filme sobre a exploração sistêmica e estrutural da mulher. É a história de uma imigrante polonesa judia, mas que poderia ser da amiga, da colega de trabalho, da vizinha, da mulher ao lado. Dói assistir que retratamos um contexto de um século atrás, mas que segue atual como nunca. Minha família tem origem polonesa e judia, então tenho uma ligação muito importante com o filme. Recontar esse passado é uma chance de reescrever o presente.”, afirmou Iafa Britz, produtora da Migdal Filmes.

O diretor, João Jardim, que também esteva a frente de longas como ‘Getúlio’ (2014) e o docudrama ‘Amor?’ (2011), também comentou a importância do projeto.

O filme retrata as dores e os absurdos a que as polacas, que eram escravas sexuais, estavam sujeitas, mas também mostra como a união e a organização — a sororidade, no caso das mulheres — são uma poderosa estratégia de combate à violência.”, explicou o diretor.

‘As Polacas’, que foi inspirado nos livros “El Infierno Prometido”, de Elsa Drucaroff, e “La Polaca”, de Myrtha Schalom, também reúne em seu elenco: Dora Freind, Amaurih Oliveira, Otavio Muller, Clarice Niskier, Anna Kutner, Erom Cordeiro, Bruce Gomlevsky, Isis Pessino.

Esta produção da Migdal Filmes, Globo Filmes e RioFilme, também será apresentada ao público na próxima quarta-feira, 11 de outubro, durante uma exibição no Odeon, que também sediará um debate com o público após a sessão.