Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Noite dos Cristais

Fotografias inéditas revelam horrores da Noite dos Cristais

Registros da Noite dos Cristais, considerado o marco inicial do holocausto na Europa, foram doados à museu

Luisa Alves, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 11/11/2022, às 20h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia inédita da Noite dos Cristais - Divulgação / Museu Yad Vashem
Fotografia inédita da Noite dos Cristais - Divulgação / Museu Yad Vashem

O evento que se considera o marco inicial do Holocausto na Europa, é a Noite dos Cristais, em 1938; a partir dele que teriam começados os suscetivos episódios de perseguição violenta dos nazistas aos judeus. Oito décadas mais tarde, registros inéditos, até então desconhecidos, são revelados e chocam, tendo sido divulgados por um museu que recebeu as doações como homenagem às vítimas do holocausto.

Fotografia inédita da Noite dos Cristais / Crédito: Divulgação / Museu Yad Vashem

Conhecido como Kristallnacht, ou Noite dos Cristais, as imagens do início aos massacres aos judeus, foram doadas ao Yad Vashem, memorial em Israel, em homenagem às vítimas. Nesses registros, são mostrados interiores de edifícios destruídos e a atuação coordenada das forças nazistas.

Ainda não se sabe como, mas as fotografias acabaram na posse de um soldado americano judeu que serviu na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Elas foram tiradas durante o "pogrom", palavra de origem russa, cujo sentido depois foi ampliado, que significa destruição e designava as perseguições aos judeus no Império Russo durante o século 19.

Fotografia inédita da Noite dos Cristais / Crédito: Divulgação / Museu Yad Vashem

A Noite dos Cristais

A Noite dos Cristais ocorreu na madrugada de 10 de novembro de 1938 e deixou cerca de cem judeus mortos, como repercutido pela Folha de São Paulo. Escolas judaicas foram vandalizadas na Alemanha, na Áustria e na região dos Sudetos da Tchecoslováquia, mil sinagogas foram destruídas, assim como milhares de cemitérios. 

Tendo os agressores sendo seus vizinhos ou conhecidos, trinta mil cidadãos judeus foram detidos e levados à campos de concentração como Dachau, Buchenwald e Sachsenhausen.

Fotografia inédita da Noite dos Cristais / Crédito: Divulgação / Museu Yad Vashem