Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nazismo

StandWithUs Brasil condena apologia ao nazismo de professora: 'Tais expressões não podem ter espaço'

Professora foi filmada em sala de aula reproduzindo gesto nazista

Redação Publicado em 13/10/2022, às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Professora gravada enquanto faz saudação nazista em sala de aula - Reprodução/Vídeo/Youtube
Professora gravada enquanto faz saudação nazista em sala de aula - Reprodução/Vídeo/Youtube

Circulou nas redes sociais um vídeo que mostra uma professora reproduzindo um gesto nazista em sala de aula, despertando a indignação de internautas ao redor do Brasil. O caso aconteceu em Ponta Grossa (PR), e a professora é identificada como Josete Biral, que ministrava no Colégio Sagrada Família como professora de redação. 

Após a repercussão do caso, a docente foi demitida da escola, que se manifestou sobre o episódio e o classificou como imprudência, descuido e um grande erro da professora.

A StandWithUs Brasil, instituição que trabalha para lembrar e conscientizar sobre o antissemitismo e o Holocausto, condenou a atitude da professora através de uma nota publicada no Instagram. A instituição enfatiza que 'tais expressões não podem ter espaço em nossa sociedade'. 

"A StandWithUs Brasil condena veementemente qualquer tipo de apologia ao nazismo e ressalta a necessidade de serem coibidos discursos e atos de ódio. Tais expressões não podem ter espaço em nossa sociedade e, especialmente, no espaço da sala de aula, que deveria ser usado para refletir sobre a história da humanidade e a necessidade de jamais repetirmos suas mais tristes passagens", diz o comunicado. 

O que diz a professora

Em relato à Folha, o advogado da professora, Alexandre Jorge, negou a saudação nazista, apesar de o episódio ter sido filmado.

"O posicionamento dela é que não existiu qualquer gesto típico de saudação nazista. Foi no momento de descontração, no encerramento da aula, que se for se considerar gesto típico de alguma natureza seria saudação à bandeira e à pátria", escreveu ele.