Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Torre Eiffel

França: Torre Eiffel é fechada após mais um dia de protestos

Manifestantes protestaram contra a reforma da Previdência na França

Redação Publicado em 28/03/2023, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da Torre Eiffel, na França - PixaBay/B3R3
Imagem ilustrativa da Torre Eiffel, na França - PixaBay/B3R3

Um dos pontos turísticos mais famosos da França, a Torre Eiffel, foi fechado nesta terça-feira, 28, após uma onda de protestos contra a reforma da Previdência, aprovada pelo presidente Emmnuel Macron. Anteriormente, as autoridades locais haviam registrado o bloqueio da entrada do Museu do Louvre, em Paris, por manifestantes.

Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, os manifestantes também impediram a passagem nos trilhos dos trens e rodovias de diversas cidades do país. Em alguns casos, integrantes dos sindicatos CGT (Confederação Geral do Trabalho) e Sud (Unidades Democráticos de Solidariedade) seguravam faixas como "aposentar-se aos 60 anos; trabalhar menos para viver mais tempo". 

Reforma da Previdência 

Conforme noticiado pelo G1, a reforma da Previdência eleva a idade de aposentadoria de 62 anos para 64 anos, além de alterar diretamente os regimes especiais, ou seja, para garis, policiais, bombeiros e enfermeiros, de 57 para 59 anos. O movimento de reformulação não foi bem recebido pela população, que classificaram o texto como injusta acerca dos trabalhadores de baixa renda e mulheres.

Protestos 

No Twitter, Élisabeth Borne, primeira-ministra da França, comentou a respeito dos protestos que tomaram o país, contabilizando 457 detenções e 441 policiais feridos em confronto:

Expressar discordância é um direito. A violência e a depredação que testemunhamos hoje são inaceitáveis. Todos os meus agradecimentos à polícia e às forças de resgate mobilizadas".