Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Friso do Templo de Zeus é descoberto submerso na costa da Sicília, na Itália

Bloco de mármore que compunha friso encontrado na costa italiana teria pertencido ao famoso Templo de Zeus, da antiga cidade grega de Akragas

Éric Moreira Publicado em 06/02/2024, às 14h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias do friso ainda submerso - Reprodução/Facebook/BCsicilia
Fotografias do friso ainda submerso - Reprodução/Facebook/BCsicilia

Recentemente, o grupo italiano sem fins lucrativos BCsicilia informou em comunicado que alguns de seus arqueólogos subaquáticos encontrara, a apenas 300 metros da costa da Sicília e a uma profundidade de 9 metros, um bloco de mármore que teria sido, no passado, um friso (um espaço compreendido na parte superior do entablamento comum em obras da arquitetura clássica).

Segundo especialistas, o objeto teria sido parte do famoso e importante Templo de Zeus, da cidade grega de Akragas.

+ Templo de Zeus é encontrado em cidade antiga do Egito

A BCsicilia descreve que o bloco de mármore mede 2 metros de comprimento por 1,6 metros de altura. Além disso, seu material é o mármore Proconésio, proveniente das pedreiras da ilha de Marmara Adasi (Ilha de Mármara), da Turquia.

Friso e equipe de arqueólogos responsável por sua recuperação / Crédito: Reprodução/Facebook/BCsicilia

Além disso, em um dos lados do friso, há esculpida a representação de um cavalo empinado, um indicativo de que ele teria provavelmente adornado a fachada externa da estrutura do templo. Vale mencionar que, na Grécia Antiga, os cavalos eram comumente representados como um símbolo de poder e força, sendo um tema artístico bastante recorrente.

A descoberta extraordinária foi imediatamente comunicada à Superintendência do Mar com o propósito de recuperar o achado excepcional, que foi finalmente trazido de volta à costa esta manhã", informou um representante da BCsicilia ao Heritage Daily.
Representação de cavalo encontrada junto a friso do Templo de Zeus / Crédito: Reprodução/Facebook/BCsicilia

Templo lendário

Ainda segundo o Heritage Daily, o Templo de Zeus é um grande templo dórico localizado no Vale dos Templos, um sítio arqueológico em Agrigento, na Sicília, Itália. O vale, no passado, era o centro cerimonial da antiga cidade de Akragas, abrigando não só o Templo de Zeus, como também o Templo da Concórdia, o Templo de Juno, o Templo de Hércules, o Templo de Castor e Pólux, o Templo de Hefesto (Vulcano) e o Templo de Asclépio.

+ Antigo templo dedicado a deuses romanos é descoberto na Itália

No caso, o Templo de Zeus vale um destaque especial, sendo um dos maiores templos dóricos já construídos, com impressionantes 112 metros de comprimento e 56 metros de largura.

No entanto, conforme já foi registrado no passado por Diodorus Siculus, um famoso historiador da Grécia Antiga, a construção do templo nunca foi concluída, tendo sido interrompida depois da conquista cartaginesa sobre Akragas, no ano 406 a.C.

Eventualmente, o templo também não suportou ações de terremotos, sendo derrubado, e no século 18 ele foi explorado para fornecer materiais de construção para outros assentamentos próximos.