Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Explosivo

Funcionário terceirizado encontra explosivo no Rio Capivari, interior de São Paulo

O trabalhador encontrou a bomba enquanto pilotava uma retroescavadeira durante o desassoreamento do rio

Redação Publicado em 17/08/2023, às 19h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do morteiro encontrado no Rio Capivari - Divulgação/Polícia Militar
Imagem do morteiro encontrado no Rio Capivari - Divulgação/Polícia Militar

No início desta quinta-feira, 17, uma bomba foi avistada nas profundezas do Rio Capivari, localizado em Campinas, interior de São Paulo. Após a descoberta o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) detonou controladamente o artefato no local e ninguém se feriu. 

O explosivo foi encontrado por um funcionário responsável por auxiliar no desassoreamento do rio ao pilotar uma retroescavadeira. Conforme repercutido pelo UOL, ele localizou o objeto suspeito, pescou do fundo do corpo d’água com uma pá e chamou a Polícia Militar (PM).  

Tensão

Em razão da suspeita de que o artefato seria, na verdade, um explosivo, o GATE se encaminhou ao local e constatou que se tratava de um morteiro, que apenas é ativado após seu lançamento de canhão, realizado por um veículo blindado. Apesar do espanto, o dispositivo não estava com munição, logo, não trazia riscos para as pessoas. 

Quando questionada, a empresa terceirizada responsável pelo desassoreamento não soube dizer como a bomba foi parar soterrada no fundo do rio. A mesma foi contratada pela prefeitura de Campinas para atuar na obra de reconstrução do talude do Córrego dos Patos, um afluente do Rio Capivari.