Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rainha Elizabeth II

Funeral de Elizabeth II poderá ter ingressos vendidos ao público geral

O protocolo especial para a morte da rainha se estende por 10 dias, e contará com ensaio da Guarda Real

Éric Moreira, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 10/09/2022, às 13h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto por Elli Gerra pelo Wikimedia Commons - Rainha Elizabeth II
Foto por Elli Gerra pelo Wikimedia Commons - Rainha Elizabeth II

A Família Real Britânica é envolta em diversos processos quase ritualísticos, de forma a preservar tradições. Dessa forma, claro que para o funeral da rainha responsável pelo maior reinado da história do Reino Unido não seria diferente, e os protocolos se estendem por mais 10 dias depois de sua morte.

O plano é detalhado com todas as ações que devem ser realizadas nos dias seguintes ao anúncio. Nele, o dia da morte de Elizabeth II é chamado de 'Dia D', e cada dia subsequente é o 'D+1', 'D+2', e por aí vai.

Rainha Elizabeth II
Rainha Elizabeth II / Crédito: Foto por Governor-General of New Zealand pelo Wikimedia Commons

No plano, ainda, em algum momento — mais especificamente, dos dias D+6 ao D+9 —, os súditos podem visitar o corpo de Elizabeth II e acompanhar seu funeral, mediante compra de ingresso, como informado pelo portal Splash, da UOL. Confira ainda as outras etapas, tanto relacionadas ao corpo da rainha, quanto a questões monárquicas de Charles III:

Protocolo para a rainha

A princípio, ainda no dia de sua morte — o chamado 'Dia D' — , o Centro de Resposta Global deverá enviar a notícia para os governos fora do Reino Unido, enquanto o rei Charles III inicia seus trabalhos como novo monarca, e agenda uma reunião com a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss.

No dia D+2, este sábado, o corpo de Elizabeth II deve chegar ao Palácio de Buckingham, vindo diretamente de Balmoral, onde ela estava nos seus últimos momentos de vida. Já no terceiro dia, o novo rei do Reino Unido embarca em uma viagem de luto ao longo de seu território, começando com uma visita ao parlamento escocês e, então, passando pela Irlanda do Norte no quarto dia, quando também há um ensaio para o transporte do caixão da rainha, do Palácio de Buckingham ao de Westminster.

No quinto dia, o caixão chega finalmente no Palácio de Westminster, e ali fica, do sexto ao nono dia, recebendo visitas de pessoas interessadas que comprarem ingressos para o evento. Em paralelo, por sua vez, o rei Charles III viajará ao País de Gales. Por fim, no décimo dia, o funeral da rainha é realizado e é decretado luto nacional.