Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Desaparecimento

Garoto britânico sequestrado pela mãe e avô há seis anos é encontrado vivo

Alex Batty tinha apenas 11 anos quando desapareceu após viagem à Espanha com sua mãe e seu avô; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 14/12/2023, às 15h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alex Batty em foto quando tinha a idade que desapareceu - Polícia de Manchester
Alex Batty em foto quando tinha a idade que desapareceu - Polícia de Manchester

Nesta quinta-feira, 14, promotores franceses afirmaram ter encontrado o jovem britânico, Alex Batty, vivo. O menino britânico tinha apenas 11 anos quando foi visto pela última vez, após ter sido supostamente sequestrado por sua mãe e seu avô na Espanha, há seis anos. 

+ Rui Pedro: O menino sequestrado em Portugal antes de Madeleine McCann

Agora com 17 anos, Batty foi encontrado na cidade francesa de Revel, ao leste de Toulouse, na manhã de hoje. À BBC, uma fonte policial disse que o jovem foi levado a uma delegacia por um motorista preocupado.

A promotoria acredita que Alex foi encontrado dias após ter fugido de uma “comunidade espiritual” localizada no sopé dos Pirenéus franceses. Os investigadores levantaram a possibilidade de Batty ter fugido da comunidade rural e passado dias caminhando pelas montanhas antes de ser resgatado pelo caminhoneiro. 

O sumiço

Em 2018, recorda o Daily Mail, Susan Caruana, avó e tutora oficial de Alex, disse acreditar que o jovem havia desaparecido após ser sequestrado por sua filha e o seu ex-marido, que diziam querer viver um “estilo de vida alternativo” com o garoto no exterior. 

Meses antes, Alex havia embarcado em um voo para o aeroporto de Málaga, na Espanha, em uma viagem pré-acordada com sua mãe, Melanie (que não tem sua tutela legal), e seu avô David. O menino passaria apenas duas semanas na zona de Benahavis, perto de Marbella, no dia 30 de setembro de 2017.

Mas Alex, a sua mãe e o seu avô não regressaram a casa como esperado no dia 8 de outubro, o que desencadeou um enorme inquérito policial sobre o aparente rapto do garoto britânico.  

+ Como o 'Mistérios Sem Solução' ajudou a solucionar o desaparecimento de uma menina

Nos últimos dias, um jornalista local relatou à BBC que um entregador avistou o jovem caminhando por uma estrada carregando uma mochila e um skate. Com pena do garoto, o motorista ofereceu uma carona.

“Eles passaram três horas juntos no carro e o garoto contou sua história”, relatou Remi Buhagiar, que trabalha no jornal La Depeche. “Ele disse que vivia numa espécie de comuna itinerante”.

Não estava sob nenhuma coação, mas disse que achava a mãe um pouco estranha e decidiu que não queria esse tipo de vida, e que queria definir seu próprio caminho — e por isso decidiu sair", prosseguiu. 

Um porta-voz da Gendarmaria Francesa confirmou a identidade do britânico: “Podemos confirmar que o jovem encontrado é Alex Batty. Ele está bem e fornecendo informações”.