Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / México

General é preso no México pelo desaparecimento de 43 estudantes em 2014

General aposentado José Rodriguez é o oficial militar de mais alto escalão detido por envolvimento no caso

Redação Publicado em 16/09/2022, às 08h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Muro pichado em manifestação da época - Wikimedia Commons/Sortica — Travail personnel
Muro pichado em manifestação da época - Wikimedia Commons/Sortica — Travail personnel

O general aposentado José Rodriguez foi preso pelas autoridades mexicanas na quinta-feira, 15, por suspeita de envolvimento no desaparecimento de 43 estudantes de uma escola de formação de professores em 2014.

O caso aconteceu na cidade de Iguala, no sudoeste do país, há oito anos, e se tornou um dos mais lembrados da história do país. A investigação sobre o crime já fez com que quatro mandatos de prisão fossem emitidos recentemente.

Segundo o vice-ministro da Segurança, Ricardo Mejia, oficiais militares foram os alvos dos mandatos de prisão. Rodriguez é o oficial militar de mais alto escalão a ser detido no caso até então.

No momento, três deles foram cumpridos, e há três pessoas detidas, incluindo o comandante do 27º batalhão de infantaria na época", afirmou Mejia em entrevista coletiva.

O sequestro

Segundo informou o portal Terra, o general estava no comando da unidade quando os sequestros aconteceram. A ação aconteceu sob ação de policiais locais corruptos que atuavam em conluio com uma gangue de traficantes da região.

O vice-ministro mexicano do Interior, Alejandro Encinas, disse ainda que seis dos estudantes desaparecidos foram entregues vivos ao oficial militar, que ordenou que eles fossem mortos.

Para o governo mexicano, trata-se de um “crime estadual”, conforme descreveu em seu relatório oficial. que contou com autoridades locais, estaduais e federais, incluindo o Exército, como cúmplices para acobertamento do sequestro.

Saiba mais sobre o caso por meio dessa reportagem do Aventuras na História